Plano Brasil Maior é lançado e ajudará indústrias de MT
Plano Brasil Maior foi anunciado nesta terça-feira (02) pelo governo federal e tem por objetivo promover a indústria nacional do Brasil. Dentre as medidas, que visam proteger o país da concorrência desleal que reduz as exportações brasileiras, a desoneração tributária, pode chegar a R$ 25 bilhões, calculou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
Empresas e indústrias já começam a calcular os ganhos com o plano, como a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que prevê um aumento de 40% para os fabricantes na economia. Em Mato Grosso, o presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Afins do Estado (Sincotec), Roberto Peron, acredita que todo incentivo à produção é bem-vinda, principalmente porque abre espaço também para mais contratações de mão-de-obra. “Acredito que os ganhos com o Plano Brasil Maior para os fabricantes de Mato Grosso também seja em torno de 40%”. Ele diz ainda que os incentivos estaduais ao setor vêm sendo concedidos a alguns anos e isso ajudou o desenvolvimento da economia local.
O Plano Brasil Maior prevê ainda a redução gradual do prazo para devolução dos créditos do PIS-Pasep/Cofins sobre bens de capital; financiamento ao investimento (com orçamento de R$ 75 bilhões), ampliação de capital de giro para MPMEs BNDES Progeren; relançamento do Programa BNDES Revitaliza; criação do Programa BNDES Qualificação; criação de Programa para Fundo do Clima; financiamento à inovação, dentre outras medidas.
Comentários