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Terça - 02 de Agosto de 2011 às 22:28

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O voo da rota México - Madri foi realizado na última segunda-feira (1).
O voo da rota México - Madri foi realizado na última segunda-feira (1).

 A Aeroméxico, a Boeing e o Governo do México realizaram o primeiro voo transcontinental em um avião widebody impulsionado por motores General Electric movidos a biocombustível. O voo foi realizado na última segunda-feira (1). O voo da rota México - Madrid, com mais de 250 passageiros a bordo, foi realizado pela Secretaria de Comunicação e Transportes (SCT), por meio da Aeropuertos y Servicios Auxiliares (ASA), em conjunto com a Aeroméxico e a fabricante de aeronaves Boeing.

O voo foi feito com uma mistura de 70% de combustível tradicional e 30% de biocombustível, que foi fornecida pela ASA. O biocombustível é composto de uma mistura de querosene derivado do petróleo, bem como de hidrocarbonetos obtidos da planta oleaginosa Jatropha Curcas, cultivada em várias regiões do mundo, incluindo o México.

É importante destacar que apesar deste ainda não ser um combustível financeiramente viável por conta do seu alto custo de produção, a partir deste voo e em conjunto com a ASA, a Aeroméxico implementará um programa de voos comerciais com biocombustível a destinos como San José, Costa Rica, ao longo de um ano, com equipamentos Boeing 737-700 propulsionados por motores CFM56-7B22.

A Boeing Commercial Airplane sinalizou em várias ocasiões que o desenvolvimento de biocombustíveis sustentáveis no longo prazo é uma das áreas prioritárias para a empresa, e há tempos colabora estreitamente com outros atores do setor, instituições acadêmicas, governos e organizações ambientais para acelerar a disponibilidade de combustíveis sustentáveis e com baixas emissões de carbono.

Em outubro de 2009, a Boeing e a ASA assinaram uma carta-acordo para realizar uma série de estudos e formalizar esta colaboração mediante um compromisso de trabalho por meio da Mesa Redonda sobre Biocombustíveis Sustentáveis, uma iniciativa multissetorial global.

Além disso, diversas autoridades internacionais, como a Sociedade Americana de Testes de Materiais (ASTM) e o Departamento de Aeronavegabilidade da Aviação Civil espanhola, informaram em várias ocasiões que este combustível de baixo carbono cumpre integralmente todos os requerimentos atuais de segurança.






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