Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 02 de Agosto de 2011 às 21:32

    Imprimir


O Conselho Permanente de Meio Ambiente (Coema), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou, nesta segunda-feira (01/08), a 2ª Reunião Regional do Coema Centro-Norte para discutir e propor melhorias visando à diminuição dos impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento econômico das regiões. O encontro ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) e, entre os assuntos abordados, estão as mudanças climáticas, a Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com nova proposta da CNI para 2011, os encontros passaram a ser realizados nos estados participantes de três regiões distintas: Coema Centro-Norte, Coema Sul-Sudeste e Coema Nordeste. Mário Augusto de Campos Cardoso, analista de meio ambiente da CNI, explica que o atual modelo permite a discussão descentralizada dos problemas específicos de cada estado. "O REDD, por exemplo, é um projeto de iniciativa do Executivo que ainda está em debate na Câmara dos Deputados, e que irá repercutir nestas regiões. A CNI participa de todos os projetos de lei sobre questões ambientais com interface na área industrial. O REDD é mais um instrumento que visa possibilitar o desenvolvimento sem que novas áreas sejam desmatadas", explicou o analista.

Para o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Fiemt, Cleverson Cabral, as reuniões realizadas nas regiões permitem o convívio com os outros estados e o enfrentamento em conjunto de problemas como a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente. "Sabemos que 75% da emissão de gases que geram o efeito estufa são decorrentes das atividades ligadas ao uso da terra, tanto que o problema preocupa mais do que o aquecimento global", ressaltou.

O presidente do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica do Estado, Henrique Morg de Andrade, afirmou que a troca de experiência durante a reunião regional é muito válida. "Foi muito boa a iniciativa de descentralizar as reuniões e discutir o problema in loco. Verificamos que uma das principais preocupações aqui foi em relação ao manejo florestal e que a experiência do REDD também poderá ser aplicada em Goiás, que tem como bioma preponderante o Cerrado".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81472/visualizar/