Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 02 de Agosto de 2011 às 18:21
Por: Amanda Sampaio

    Imprimir


Os alunos do curso Tecnólogo em Automação Industrial do IFMT Campus Cuiabá, Evandro M. de Oliveira e Israel G. R. da Silva, apresentarão o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título “Controle de um robô manipulador como instrumento pedagógico de ensino de engenharia” durante o XXXIX Cobenge (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia), que será realizado em outubro, em Blumenau - SC.

Para o Chefe do Departamento da Área de Eletroeletrônica (DAEE) e orientador do trabalho, Ronan M. Martins, este TCC é inovador por permitir a abertura de novas frentes de pesquisa. “O protótipo criado pode ser utilizado para testar controles remotos pela internet baseados em inteligência artificial e, principalmente, é um excelente instrumento pedagógico na aprendizagem de controles modernos”, destaca.

A máquina criada é ainda oriunda de uma iniciativa nobre. “Os alunos aproveitaram um material que não era mais utilizado na escola, por ser antigo, e retificaram as engrenagens, além de programar toda a parte de software e hardware para que passasse a funcionar conforme o desejado”, explica o orientador.

O trabalho foi apresentado à comunidade acadêmica do IFMT Campus Cuiabá nesta segunda-feira, dia 1º de agosto.

A banca é composta pelo orientador Prof. Dr. Ronan M. Martins e pelos professores Prof. Dr. Tony Inácio da Silva e Profa. Dra. Ana Claudia de Azevedo.

Confira o resumo do trabalho
O presente trabalho exemplifica a importância da metodologia de projetos integralizadores multidisciplinares como instrumento pedagógico facilitador e eficiente no aprendizado de vários conceitos de engenharia associando, didaticamente, os elementos usados na prática com a teoria apresentada em sala de aula.

Com o propósito de demonstrar o potencial do método, esse trabalho descreve a plataforma de hardware e software desenvolvida para o controle de um robô manipulador de quatro graus de liberdade tomando como base referências bibliográficas clássicas na área de engenharia de controle moderno, de circuitos elétricos, eletrônicos e digitais e de um sistema de controle industrial típico composto por um controlador automático, atuador, processo a controlar e sensor.

No caso desse trabalho, o controlador é constituído por conversores digital/analógico, comparadores e amplificadores; já o atuador compreende quatro servomotores; o processo é o robô manipulador de quatro graus de liberdade; quanto ao sensor, são usados quatro potenciômetros como medidores de posição.

A estratégia de implementação baseou-se no uso, na medida do possível, de elementos eletrônicos discretos. Uma evidência dessa característica está presente no conversor digital/analógico desenvolvido no projeto que, ao invés de usar dispositivos comerciais, optou-se pelo uso de conversor digital/analógico baseado na rede R-2R.

No que concerne a informática, a programação foi desenvolvida usando a linguagem de programação C++ Builder 6.0 para servir de IHM na comunicação com o hardware.

Ao final do projeto integralizador multidisciplinar, o discente tem uma visão integrada e sólida dos diversos assuntos abordados ao longo do curso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81487/visualizar/