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Nacional
Terça - 02 de Agosto de 2011 às 16:06

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A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deve confirmar nos próximos dias as datas e horários em que o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, ficará fechado para a reforma completa da pista de pousos e decolagens, prevista pra iniciar no dia 1º de setembro. A reforma custará R$ 6,7 milhões e usará verba da própria Infraero, que estima que a pista terá que ficar parcialmente fechada entre 100 a 250 dias, dependendo dos horários das empresas aéreas e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo o superintendente da Infraero em Londrina, Marcus Vinícius Pio, a pista poderá ficar fechada nas madrugadas e também nos fins de semana. “Quem vai definir estes detalhes junto com a Infraero são as empresas aéreas e a Anac. Nossa proposta é de fechar a pista para reforma das 23h30 até as 6h30 durante a semana, e também com a possibilidade de fecharmos das 12h30 de sábado até as 17h40 nos domingos, para acelerar a obra, podendo assim finalizara até dezembro”, comentou Pio.

Nos cálculos da Infraero, se a pista ficar fechada somente nas madrugadas, a obra deve ultrapassar os 250 dias. Caso a proposta de fechamento também nos fins de semana seja aceita, o prazo cai para pouco mais de 100 dias.

Até a tarde desta terça-feira, as empresas que operam voos em Londrina – TAM, Gol, Trip e Passaredo - ainda não haviam sido informadas oficialmente da paralisação e ainda não tinham um levantamento do impacto que as alterações de horários causariam. “Por enquanto, somente ouvimos o boato sobre a reforma. Mas temos um voo às 5h20 para Ribeirão Preto, que terá que mudar, provavelmente passando para depois das 6h30. E também a chance de mudar para Maringá. Mas teremos que aguardar as definições”, comentou o supervisor da Trip em Londrina, Eliseu de Castro.

A Gol, via assessoria de imprensa afirmou que assim que for divulgada “a publicação oficial, a companhia tomará as providências para que os clientes tenham as melhores opções de voos e horários”. Já a assessoria da TAM avisou que divulgará os detalhes em breve.

O superintendente da Infraero não fala em transferência de voos, apenas em remanejamento de horários. “As empresa deverão antecipar os voos ou trocar os horários. O fato é que a pista precisa da reforma, com o sistema de grooving para melhor aderência e ganhará uma sobrevida de até 20 anos.”, avaliou Pio.






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