O evento reuniu representantes da tradição cururueira da baixada Cuiabana
Emanuel Pinheiro prestigia encontro de cururueiros
O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), prestigiou no último final de semana o II Encontro de Cururueiros, realizado no município de Várzea Grande. Atualmente é o maior evento e, talvez, o único de valorização do cururu na baixada cuiabana.
O encontro aconteceu na sede da Associação Folclórica várzea-grandense (Asfolvag), em Várzea Grande, com apresentações de cantores tradicionais e dos violeiros Daniel de Paula e Diniz Brandão. O evento reuniu representantes da tradição cururueira de todo Estado, trazendo gente de Cáceres, Rosário Oeste, Jangada, Nobres, Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães.
Como cuiabano e apaixonado por essa terra, Pinheiro, disse que ser cururueiro é carregar a identidade de Mato Grosso. “Tenho orgulho de ser cuiabano e de apreciar as tradições da nossa terra”, declarou.
Emanuel Pinheiro ainda fez um apelo “Não podemos deixar que o cururu acabe, temos que valorizar a nossa cultura por que se não quando assustar, acabou cururu”, frisou Emanuel.
Larissa Figueiredo, filha do presidente da Asfolvag, Mário Augusto Figueiredo, disse que tem a missão de valorizar os cururueiros. Larissa cresceu participando das festas de santos movidas à cururu e é, aos 30 anos, uma legítima representante da nova geração de cururueiros.
A diretora da Asfolvag, Larissa, também falou da sua preocupação com o futuro do cururu no estado. “A maioria dos cururueiros está envelhecendo. Muitos estão doentes, outros já morreram. Eles se sentem desvalorizados, esquecidos e essa nova geração infelizmente não acompanha as tradições da nossa terra”, lembra.
Comentários