Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 02 de Agosto de 2011 às 14:51

    Imprimir


Unir trabalho com paixão e fazer uma análise crítica e esclarecedora sempre é complicada, mas o psiquiatra forense Gustavo Bonini Castellana conseguiu realizar isso com o texto que analisa as torcidas de futebol interligadas com a história de seus clubes.

Foi através do texto Torcidas de futebol e o ensinamento de Hipócrates uma análise estrutural, que Castellana abordou sobre os quatros grandes clubes de São Paulo, analisando a história, as conquistas e as reações de cada torcedor conforme a trajetória da sua equipe.

Palmeirense declarado, o psiquiatra contou como surgiu esse texto, que se baseia no seu time e para entendê-lo acabou comparando com a trajetória dos outros times grandes do Estado. "Isso surgiu depois da perda do título brasileiro de 2009, quando o time liderava o campeonato por várias rodadas e teve até briga em campo que culminou com a saída de dois jogadores, coisas bem típicas do clube", lembrando o episódio da partida Grêmio e Palmeiras, em que o atacante Obina e o zagueiro Maurício brigaram e foram demitidos pela diretoria.

O texto é formatado pelo estudo do Hipócrates, no qual ele separava as pessoas por quatro tipos, conhecido como teoria dos humores. Um estudo bem conhecido na psicologia, com a ideia que as pessoas são diferentes através dos fluídos do corpo.

Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural, Gustavo definiu baseado nesse estudo que o palmeirense é o melancólico, o corintiano o sanguíneo, o santista o colérico e o são paulino, o fleumático de Hipócrates.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/81525/visualizar/