Poder Judiciário debate melhorias do trânsito
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, participou da segunda reunião de entidades que estudam a possibilidade de flexibilização do horário de trabalho para desafogar o trânsito nos horários de pico, em especial no período de obras da Copa 2014, em Cuiabá. O encontro ocorreu às 15h de segunda-feira (1º de agosto) na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Na primeira reunião foram nomeados representantes dos setores envolvidos, como educação, servidores públicos, indústria e comércio. De acordo com os representantes, para fazer as propostas de escalonamento de horários foram divididos três subgrupos dos usuários de veículos: Educação; Funcionalismo Público; e Comercio/Indústria e Serviços. A Educação é responsável por 25% do fluxo de veículos nos horários das 7h às 8h30 e das 17h às 19h. O serviço público impacta em 35% o contingenciamento do trânsito nesses horários e o comércio/indústria/e serviços somados arcam com os 40% restantes do fluxo.
Uma proposta para diluir o fluxo do trânsito foi feita pelo setor de Comércio. Começar o expediente às 9h e encerrar às 20h, proposta considerada positiva pelas entidades presentes. A outra é a aprovação da lei que estabelece porte dos veículos que podem circular pelo centro da cidade e em que horários.
O desembargador Juvenal Pereira da Silva lembrou que o Poder Judiciário tem baixo impacto no trânsito na região central. “O horário de atendimento ao público começa às 12h, além disso, o Fórum da Capital está situado em local afastado dos locais em que ocorrerão as obras da copa”, disse. “Porém, o Poder Judiciário entende que todo assunto que interfere na sociedade deve contar com sua participação”, ressaltou o desembargador.
Além do TJMT, participaram da reunião representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretaria Municipal de Educação, Assembleia Legislativa, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Sindicato dos Empregados do Comércio de Cuiabá, Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Cuiabá, Sindicato Intermunicipal do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos, Universidade Federal de Mato Grosso, entre outros. A terceira reunião foi marcada para a próxima semana.
Comentários