III Expoleite estimula pecuária leiteira no Ceará
Os financiamentos e a agricultura familiar expandem a atividade, gerando emprego e renda no sertão. Iguatu. Terminou, no sábado à noite, nesta cidade, a Expoleite, com número recorde de animais. Em sua terceira edição, o evento tem por objetivo incentivar a melhoria da qualidade genética dos animais, aumentar a produtividade de leite e promover intercâmbio entre os produtores da região Centro-Sul. A programação foi aberta quinta-feira e inclui concurso leiteiro, de ovinos e caprinos, com R$ 20 mil em prêmios, feira e, também, shows culturais. A Expoleite é promovida pela Unidade de Pecuária Iguatuense (Upeci), com apoio da Prefeitura e do Sebrae, Banco do Nordeste, Ematerce e do Governo do Estado. O evento reúne dezenas de expositores de cidades do interior do Ceará, de Pernambuco e do Piauí. No domingo, à noite, houve leilão de bovinos, que foi transmitido ao vivo pelo Agro Canal. Neste ano, o evento reúne cerca de 600 animais, matrizes e reprodutores de bovinos e caprinos, o dobro da quantidade do ano passado.
"A Expoleite vem crescendo em quantidade e qualidade do rebanho para exposição e venda", comemora o presidente da Upeci, Mairton Palácio. "O nosso objetivo é incentivar o setor pecuário, que é o segundo empregador no Brasil e gera emprego e renda no sertão", afirma. A região Centro-Sul tem em média uma produção diária de 100 mil litros de leite. É a terceira bacia leiteira do Ceará. Uma das metas da Upeci é, em médio prazo, atingir a segunda colocação. "Temos potencialidade", reafirma Palácio. "A atividade está em expansão graças aos financiamentos e adesão da agricultura familiar". O setor da agricultura familiar é responsável por 90% da produção leiteira da região, uma característica regional. Não há concentração nas mãos de grandes produtores. A pecuária leiteira se espalha entre os pequenos produtores.
"Isso favorece a geração de emprego e renda no campo", observa o secretário de Agricultura de Iguatu, Valdeci Ferreira. Iguatu apresenta terras planas, férteis e água em abundância, que favorecem o desenvolvimento da pecuária leiteira. Historicamente, há tendência para maior exploração da atividade e crescimento da produção leiteira, mas alguns entraves precisam ser resolvidos. "Precisamos melhorar a qualidade genética dos animais e implantar um modelo moderno e eficaz de criação", observou Palácio. "A Upeci já alcançou muitas metas". Nascida com o nome de Festleite, a agora Expoleite cresceu no número de visitantes, expositores e negócios realizados. "As perspectivas do setor são positivas. Obtivemos resultados práticos e, a partir de parceria com criadores, o setor será favorecido", acredita o prefeito de Iguatu, Agenor Neto.
Premiação - 20 Mil reais em prêmios serão disponibilizados na feira. A programação foi aberta quinta-feira e inclui concurso leiteiro, de ovinos e caprinos, feira e, também, shows culturais
MAIS INFORMAÇÕES: Upeci -Mairton Palácio - Rua 21 de Abril, S/N - Bairro Prado - Telefones: (88) 9919. 3132; e (88) 8818. 7169.
Comentários