O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos anunciou neste domingo que está em formação provavelmente a quinta tempestade tropical da temporada na bacia atlântica, que receberá o nome de "Emily".
"As imagens de satélite e os dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) indicam que um amplo sistema de baixa pressão situado a 1.046 km ao leste das Ilhas Windward, ao sul das Pequenas Antilhas, tem 100% de possibilidades de se transformar em ciclone tropical", aponta o NHC em seu último boletim.
Os especialistas acreditam que isso ocorra em um prazo entre 24 horas e 48 horas, na medida em que avança na direção oeste-noroeste. Segundo o NHC, o sistema se movimenta a 25 km/h e se passar a tempestade tropical nas próximas horas pode ser preciso emitir alerta para determinadas áreas das ilhas Windward e Leeward.
O aviso ocorre um dia depois de "Don", a quarta tempestade da temporada no Atlântico, perder força ao tocar o território do estado do Texas e se transformar em depressão tropical.
Nesta temporada de furacões da bacia atlântica, que oficialmente começou em 1º de junho e vai até 30 de novembro, já passaram quatro tempestades tropicais: "Arlene", "Bret", "Cindy" e "Don".
Em maio, a NOAA previu a formação de 12 a 18 tempestades tropicais, das quais de seis a dez podem se transformar em ciclones, e desses furacões de três a seis serão de grande intensidade, com ventos superiores aos 178 km/h.
Comentários