Crea-MT fiscaliza profissionais e empresas estrangeiras
Profissionais e empresas estrangeiras que exercem atividades nas áreas de telecomunicações, construção civil e alimentação foram fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) nos dias 25 e 26 de julho, em Cuiabá. A ação fez parte da Semana Nacional de Fiscalização de Estrangeiros, realizada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e pelos Creas com o objetivo de identificar e coibir situações de irregularidade e evitar o exercício ilegal da profissão.
Em Cuiabá, das três empresas fiscalizadas pelo Crea-MT, duas estão inativas e não executam obras em Mato Grosso e a outra está com situação regularizada perante o Conselho. Além das empresas, a Arena Multiuso Pantanal, local onde serão realizados os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, foi fiscalizada mas não consta no quadro técnico da Agecopa a presença de profissionais e nem empresas estrangeiras.
Para Silvania Santos Melo, coordenadora da Fiscalização do Crea-MT, "o saldo da ação foi positivo e além dos fiscais do Conselho, um fiscal do Ministério do Trabalho acompanhou as visitas. Estamos aprimorando a fiscalização de profissionais e empresas estrangeiras, tanto que já programamos realizar mais ações no interior do Estado em empresas de telecomunicação, construção civil, lavoura e ainda em PCH"s (Pequenas Centrais Hidrelétricas)", afirma.
Em 2009, quatro empresas do setor de telecomunicação foram notificadas por empregarem 11 profissionais estrangeiros, entre eles, cinco chineses, dois filipinos e um americano que estavam em situação irregular. Dessas empresas, uma foi fiscalizada esta semana mas tinha encerrado as atividades em Mato Grosso.
Comentários