Estudo apresenta a lista dos municípios e dos elementos climáticos que influenciam a produção da oleaginosa, além dos tipos de solos aptos ao cultivo e do melhor período para a semeadura
Zoneamento agrícola orienta o plantio de soja
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, nesta sexta-feira, 29 de julho, estudo de risco climático para o plantio de soja em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os melhores períodos para semeadura, as variedades mais indicadas e a lista de municípios que poderão produzir o grão foram listados nas Portarias 265 a 280 publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o zoneamento, a precipitação pluvial, a temperatura do ar e o período de luz útil a que a plantação é submetida têm grande influência no desenvolvimento da cultura. O grão cresce bem em temperaturas ambientes de 20ºC a 30ºC. A disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da cultura: na germinação e na floração.
O zoneamento agrícola indica o melhor período para plantar a oleaginosa em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.
Comentários