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Secretário garante 80% das obras até o fim do governo
O secretário de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira (PR), garantiu nesta segunda-feira (30) que, ao menos, 80% das obras do Programa MT Integrado devem ficar prontas até o final do ano que vem, junto com o fim do governo Silval Barbosa (PMDB).
“Seria muita pretensão dizer que vamos terminar todas as obras até o final de 2014. Existem algumas dificuldades, principalmente com relação à questão ambiental em alguns lugares. Também temos que prever os problemas com as empresas responsáveis pelas obras. Muitas não têm capacidade de tocar esses empreendimentos, mas a lei de licitações não permite que nós façamos barreiras a elas”, pondera.
Atualmente, a Pasta está com 27 obras em andamento em todo o Estado referentes ao programa. Conforme o republicano, isto é equivalente a aproximadamente 1,1 mil quilômetros e cerca de 40% do total de 64 lotes previstos para serem licitados.
Cinésio afirma que a expectativa é de que todas as obras do programa sejam contratadas até o final deste ano. De acordo com ele, 70% dos lotes já estão convencionados.
Há dificuldades, entretanto, em seis lotes considerados mais complexos. Os entraves são, justamente, de ordem ambiental. Segundo o secretário, são áreas próximas de preservação ambiental e reservas indígenas, por isso, têm um processo de licenciamento mais burocrático.
O programa MT Integrado visa interligar 44 municípios que ainda não têm nenhuma estrada pavimentada. No total, serão investidos R$ 1,5 bilhão, oriundos de financiamento do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A contrapartida do governo do Estado será de R$ 150 milhões.
Além dos 44 municípios, três rodovias estaduais também foram incorporadas ao programa: a MT-338, conhecida como “Estrada da Baiana”, que liga os municípios de Juara e Tapurah; a MT-020, que liga Canarana a Paranatinga; e a MT-030, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
No total, serão asfaltados quase 2,1 mil quilômetros de rodovias. O município de Tabaporã será o maior beneficiado, com 103,8 quilômetros de asfalto. Em seguida, aparecem Santa Terezinha, com 95,4 quilômetros, e Nova Brasilândia, com 85,6.
Entre as obras que devem ser concluídas este ano está o trecho de 270 km da MT-020, que liga Paranatinga a Canarana, além de dois trechos da MT-320 e outro da MT-412.
“Seria muita pretensão dizer que vamos terminar todas as obras até o final de 2014. Existem algumas dificuldades, principalmente com relação à questão ambiental em alguns lugares. Também temos que prever os problemas com as empresas responsáveis pelas obras. Muitas não têm capacidade de tocar esses empreendimentos, mas a lei de licitações não permite que nós façamos barreiras a elas”, pondera.
Atualmente, a Pasta está com 27 obras em andamento em todo o Estado referentes ao programa. Conforme o republicano, isto é equivalente a aproximadamente 1,1 mil quilômetros e cerca de 40% do total de 64 lotes previstos para serem licitados.
Cinésio afirma que a expectativa é de que todas as obras do programa sejam contratadas até o final deste ano. De acordo com ele, 70% dos lotes já estão convencionados.
Há dificuldades, entretanto, em seis lotes considerados mais complexos. Os entraves são, justamente, de ordem ambiental. Segundo o secretário, são áreas próximas de preservação ambiental e reservas indígenas, por isso, têm um processo de licenciamento mais burocrático.
O programa MT Integrado visa interligar 44 municípios que ainda não têm nenhuma estrada pavimentada. No total, serão investidos R$ 1,5 bilhão, oriundos de financiamento do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A contrapartida do governo do Estado será de R$ 150 milhões.
Além dos 44 municípios, três rodovias estaduais também foram incorporadas ao programa: a MT-338, conhecida como “Estrada da Baiana”, que liga os municípios de Juara e Tapurah; a MT-020, que liga Canarana a Paranatinga; e a MT-030, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
No total, serão asfaltados quase 2,1 mil quilômetros de rodovias. O município de Tabaporã será o maior beneficiado, com 103,8 quilômetros de asfalto. Em seguida, aparecem Santa Terezinha, com 95,4 quilômetros, e Nova Brasilândia, com 85,6.
Entre as obras que devem ser concluídas este ano está o trecho de 270 km da MT-020, que liga Paranatinga a Canarana, além de dois trechos da MT-320 e outro da MT-412.
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8215/visualizar/
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