Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Julho de 2011 às 13:55
Por: Vagner Magalhães

    Imprimir


Léo Pinheiro
Cerca de 200 bancários realizaram em São Paulo uma manifestação contra as demissões na categoria
Cerca de 200 bancários realizaram em São Paulo uma manifestação contra as demissões na categoria

Cerca de 200 bancários realizaram na manhã desta quinta-feira em São Paulo uma manifestação contra as demissões na categoria. O alvo foi o banco Itaú Unibanco, que, de acorco com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região tem realizado demissões acima da média. Recentemente, o banco demitiu trabalhadores do setor de compensação em Campinas, no interior paulista, que aos poucos passa a ser eletrônica.

 

 

 

A manifestação teve cruzes e um caixão, além de uma banda que passou a manhã tocando a Marcha Fúnebre. De acordo com Juvândia Moreira, presidente do sindicato, as condições de trabalho dos bancários sã cada vez mais delicadas.

 

 

 

"A cobrança é excessiva e as metas, muitas vezes impossíveis de cumprir, o que tem provocado o adoecimento dos funcionários e um clima de terror dentro das agências".

 

 

 

A concentração dos manifestantes se deu em frente ao Masp e o "cortejo" seguiu até a avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Apesar do "luto", os bancários estavam majoritariamente de branco, pedindo "paz no ambiente de trabalho".

 

 

 

"As demissões no Itaú Unibanco não estão acontecendo somente no Brasil, mas também em outros países. Continuaremos intensificando nossas atividades para que o Itaú Unibanco respeite o emprego e o trabalho decente", afirmou em nota o diretor do sindicato, Julio César Silva Santos.

 

 

 

Além disso, segundo o sindicato, o título de banco sustentável, concedido ao Itaú Unibanco pelo jornal inglês Financial Times, é incompatível com as demissões, o clima de tensão e a cobrança de metas abusivas do banco. "Além do respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade pressupõe respeito aos trabalhadores, manutenção de empregos e um ambiente de trabalho saudável. Não é o que tem acontecido na instituição, onde as demissões e as metas de mais de 150% têm causado adoecimento dos funcionários e instaurado um clima de terror no banco", afirma o diretor. Procurado, o banco Itaú Unibanco afirmou que não se manifestará acerca deste fato.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82206/visualizar/