Colheita de milho próxima do fim
Colheita da safra 2011/2012 de milho em Mato Grosso segue em evolução e já passa dos 66,8%, em uma área total de 2 milhões de hectares. A região Médio-Norte se destaca com 82,2% da área colhida, em 48% de território no Estado, informa o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea). Estimativa prevê a produção de 8,9 milhões de toneladas, contra as 6,7 milhões (t) contabilizados na safra 2010/2011, referentes ao mês de junho. O boletim informa ainda que a produtividade até junho está estimada em 4 mil quilos por hectare no Estado, quantidade acima dos 3 mil quilos/ha registrados na temporada passada.
Plantio do milho não foi prejudicado pelo excesso de chuva nessa região, o que favoreceu a colheita dentro do período ideal, exceção para o município de Sinop (a 500 km de Cuiabá),
onde a produtividade há algum tempo vêm caindo além do esperado, devido a complicações climáticas locais. Já o município de Lucas do Rio Verde (a 354 km da Capital) comemora a boa colheita com 95% da safra colhida, segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Júlio Cinpak. "O plantio e a colheita foram tranquilos, praticamente não houve chuva".
Se for confirmada essa evolução da colheita que vem ocorrendo durante as duas últimas semanas, provavelmente, com mais uma semana a região encerrará esta etapa da safra, sendo a primeira localidade mato-grossense a concluir a colheita, demonstrando com isso os primeiros números de produtividade a serem definidos.
Exportação - Ainda segundo o boletim divulgado pelo Imea, no mês de junho 1 milhão de toneladas de milho foram exportadas via porto de Santos, 548,8 mil toneladas no porto de Paranaguá e 453,8 mil toneladas no porto de Manaus. O porto do Espírito Santo acumulou 441,5 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que cita ainda que o país vem diminuindo a exportação de milho.
Comentários