Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Julho de 2011 às 17:52

    Imprimir


Jean Schwarz / Agencia RBS
Moradores atearam fogo a pneus e galhos e bloquearam a via
Moradores atearam fogo a pneus e galhos e bloquearam a via

Com uma barricada, moradores do bairro Lomba do Pinheiro, no limite entre Porto Alegre e Viamão, bloquearam a Estrada João de Oliveira Remião por cerca de três horas nesta manhã. Ônibus, caminhões e carros foram impedidos de passar nas proximidades da parada 28 da via, que não é asfaltada.

Segundo os moradores, a estrada é intransitável devido aos buracos. Eles exigem que a situação seja resolvida com, no mínimo, o patrolamento da via. 

— A partir de determinado trecho da João de Oliveira Remião, um lado é de Porto Alegre e o outro, de Viamão. Eu pago o IPTU para Viamão e o telefone para Porto Alegre e a conservação da estrada não é feita por nenhuma das prefeituras — reclama o empresário Huet Bacelar, 60 anos.

De acordo com os manifestantes, o trecho mais crítico é de cinco quilômetros, por onde passam caminhões de uma pedreira, o que contribuiria para o aumento dos buracos. 

— A gente reivindica asfalto entre as paradas 5 e 35. Enquanto a situação não for resolvida, vamos fazer esta manifestação todos os meses — diz o empresário.

Por volta de 10h30min, os moradores liberaram o trânsito no local. Os manifestantes foram informados que seriam recebidos pelo prefeito Alex Boscaini em uma audiência no dia 4 de agosto às 15h.

O que diz a prefeitura

Segundo a prefeitura de Viamão, o trecho em questão pertence ao município. Atualmente, existe uma manutenção periódica com o patrolamento da estrada, mas a solução não é definitiva.

Devido ao trânsito de veículos pesados que saem da pedreira que fica nas proximidades, um processo que tramita no Ministério Público determinou que a própria empresa elaborasse um projeto de asfaltamento da via para que a prefeitura pudesse buscar recursos junto ao governo federal.

Porém, de acordo com a assessoria da prefeitura, o prazo da pedreira está se esgotando e nenhuma proposta foi apresentada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82414/visualizar/