Operação combate o tráfico na fronteira
Trinta e sete instituições municipais, estaduais e federais participam da Operação Genesis, deflagrada a meia noite desta terça-feira (26), no município de Porto Esperidião (326 km a oeste de Cuiabá) para o combate ao narcotráfico nos 938 quilômetros de fronteira seca e alagada com a Bolívia, principal porta de entrada de droga no país.
Durante dez dias, a operação percorrerá 28 municípios com um efetivo de 400 pessoas entre policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), alunos do Curso de Formação a Soldado da Polícia Militar da região, policiais civis, policiais federais, peritos criminais e fiscais do Ibama, Indea e Receita Federal. As equipes atuarão na fronteira de forma integrada por terra, água e ar, fechando o cerco contra diversos crimes e principalmente contra o tráfico internacional de drogas e roubo de veículos.
Ao todo, o Brasil tem quase 17 mil quilômetros de fronteira com dez países. Os 983 quilômetros da fronteira mato-grossense com a Bolívia têm como peculiaridade o fato de que praticamente toda sua extensão é área rural, o que dificulta muito o trabalho de fiscalização, por isso a necessidade de operações pontuais.
Balanço: Na Gênesis I realizada em julho de 2010, durante 9 dias, foram foram apreendidos aproximadamente de 55 quilos de pasta base de cocaína, 42 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, 5 veículos roubados foram recuperados, 15 mandados de prisão foram cumpridos.
Comentários