Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 26 de Julho de 2011 às 13:35

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá advertir na noite de segunda-feira, em discurso televisionado aos norte-americanos, que o fracasso do Congresso em tomar medidas para aumentar o teto da dívida poderá prejudicar gravemente o país, informou a Casa Branca.

"O presidente Obama, assim como presidentes republicanos e democratas anteriores a ele, deixará claro que o fracasso para um acordo e a elevação do teto da dívida poderá, nas palavras do ex-presidente [Ronald] Reagan, provocar "estragos incalculáveis"", disse um funcionário da Casa Branca.

IMPASSE

Democratas e republicanos estão em um impasse sobre um acordo para aumentar o limite do país da dívida. Sem um acordo até dia 2 de agosto, o governo dos EUA corre o risco de ficar inadimplente em algumas das suas obrigações relacionadas à dívida.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou que o governo comandado pelo presidente Barack Obama e a oposição republicana precisam alcançar um acordo hoje para pôr fim ao impasse sobre o limite da dívida pública do país e, assim, evitar o risco de calote.

No próximo dia 2 de agosto, os Estados Unidos devem ultrapassar o chamado teto de sua dívida, que é de US$ 14,3 trilhões (cerca de R$ 22,2 trilhões).

Negociações entre o presidente Barack Obama e o líder do Congresso, o republicano John Boehner, não conseguiram romper o impasse a respeito do tema.

"Eles precisam de um projeto que, com total certeza, seja aprovado nas duas casas do Congresso. É aceitável para o presidente e que deve acontecer hoje. Existe muita política envolvida, mas tem de ser feito --não há escolha, não há alternativas, o fracasso não é uma opção", afirmou.

Analistas afirmam que o calote da dívida americana poderia provocar um salto da taxa de juros nos Estados Unidos e potencialmente ameaçar a recuperação econômica mundial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82432/visualizar/