Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 25 de Julho de 2011 às 23:58

    Imprimir


Cerca de 99% das companhias italianas são empresas familiares. Na Suécia, chegam a 90%, na Suíça entre 85 e 90%, na Espanha são 80%, Inglaterra 75% e em Portugal somam 70%. No Brasil, o cenário não é diferente, cerca de 99% das empresas brasileiras são familiares dos 300 maiores grupos privados do País, a maior parte é controlada por famílias. Em Mato Grosso, 40% de micros e pequenas empresas (MPEs) atendidas pelo Sebrae estadual são familiares e estão no momento de sucessão empresarial.

Para atender uma demanda detectada nos diagnósticos feitos nos atendimentos, o Sebrae promove o ciclo de palestras Os Desafios da Sucessão e da Profissionalização na Empresa Familiar no Século 21. São 3 eventos nas três cidades em que esse quadro de sucessão familiar é mais presente: Rondonópolis, Cuiabá e Sinop, onde as palestras acontecem, respectivamente, nos 26, 27 e 28 (terça a quinta). Segundo Vera Lúcia Silva de Carvalho, a palestra é o primeiro passo para iniciar esse trabalho mais direcionado com estas empresas para que a sucessão ocorra de forma que elas não percam em competitividade.

A palestra será ministrada por Armando Lourenzo, doutor e mestre em administração pela FEA/USP, diretor da Ernst Young University e autor dos livros Empresa Familiar, um sonho realizado (editora Saraiva, 2007) e o recém lançado Bastidores da Empresa Familiar (editora Atlas). Ele desenvolveu também uma metolodogia de sucessão empresarial. Na palestra vai abordar temas como vantagens e desvantagens da empresa familiar, pontos críticos do processo sucessório e acordo societário: a necessidade da profissionalização da gestão e da sociedade.

Vera Lúcia explica que o Sebrae já tem em seu portfólio, um produto chamado Sucessão Familiar na Empresa, mas que ainda não foi aplicado. Trata-se de um curso de 16 horas, sendo 4 encontros de 4 horas, cujo objetivo é desenvolver competências para compreender os principais desafios da empresa familiar, conhecer seu processo sucessório e desenvolver um programa de capacitação para os sucessores. Seu conteúdo engloba o contexto da empresa familiar no Brasil, conhecer o processo sucessório, governança na empresa familiar e profissionalização da gestão. “A palestra é o primeiro passo nesse sentido”.

Em Rondonópolis, a palestra será na agência Sebrae, em Cuiabá, no Espaço Sebrae de Conhecimento, e em Sinop no Hotel Ucayle, sempre às 19:30 horas. As inscrições para pessoa jurídica custam R$ 30,00 e para pessoa física R$ 50,00.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82472/visualizar/