Webber larga na pole na Alemanha; Hamilton é 2o no grid
A campeã Red Bull arrebatou 11 poles nas últimas corridas, 10 delas na atual temporada, mas seu campeão Sebastian Vettel só conseguiu a terceira vaga no grid correndo em sua terra natal.
Fernando Alonso, vencedor na Inglaterra no início do mês, emplacou sua Ferrari na quarta posição.
Foi a primeira vez em 15 provas que Vettel, líder disparado no campeonato com 80 pontos de vantagem sobre Webber, não ficou na primeira fila.
O desempenho de Hamilton foi um choque, dado que na sexta-feira o britânico desdenhou as chances de sua equipe na esteira de resultados decepcionantes.
"Com certeza eu subestimei o quão bom o carro estaria. Foi uma das voltas mais felizes e confortáveis que já fiz", declarou o campeão de 2008 em entrevista coletiva.
As McLarens fizeram uma série de atualizações e foram beneficiadas pelo retorno dos regulamentos de motores pré-Silverstone para a prova de domingo, mas poucos no time acreditavam que poderiam separar as Red Bulls.
Um Webber fulgurante, que ignorou as ordens da equipe de não tentar ultrapassar Vettel na Inglaterra antes de ceder com relutância, largará na frente pela segunda corrida consecutiva e terceira do ano.
"Minha forma vem melhorando aos poucos nas últimas corridas. A sessão correu muito bem", disse Webber. "Os meninos fizeram um ótimo trabalho no carro, passaram algumas noites até tarde nele."
Vettel, vencedor de seis de nove provas até o momento, fez cara de valente diante de um público que o adora.
"No geral não faltou muito em relação a Lewis e Mark, o mais importante é que o carro está bem melhor hoje", disse ele no meio da sessão.
O heptacampeão Michael Schumacher mal chegou ao final da fase final de classificação perante os torcedores da Mercedes, que faziam de tudo para incentivá-lo.
Ele irá largar na 10a posição, com previsão de chuva.
O brasileiro Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari, sairá na quinta posição. Rubens Barrichello, da Williams, será o 14o, logo atrás de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.
O indiano Karun Chandhok, que volta à Fórmula 1 na Lotus no lugar do veterano italiano Jarno Trulli, é o 21 do grid de largada.
Vitantonio Liuzzi foi o segundo mais lento, na frente de Daniel Ricciardo, seu companheiro na Hispania, mas o italiano sairá em último por ter recebido uma punição por trocar a caixa de câmbio.
Comentários