Pesquisa narra horrores do tráfico de escravos
De longe, ele é uma aparição bonita, elegante. Três mastros, gurupés, velas redondas e velas latinas.
Mas, à medida que o observador se aproxima, vai encontrando um local de puro terror. "Câmaras de horror", é como o historiador americano Marcus Rediker define os navios negreiros que transportaram milhões de escravos da África para as Américas.
Rediker realizou um feito raro com o livro "O Navio Negreiro - Uma História Humana": conseguiu tratar de um tema ainda pouquíssimo explorado, o da escravidão africana moderna.
Ninguém antes havia exposto com tanta riqueza a sordidez do transporte de escravos para plantações e minas das Américas e do Caribe.
Leia abaixo trechos da entrevista com o historiador.
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Folha - Por que decidiu escrever um livro sobre a experiência deste tipo de navio?
Marcus Rediker -* A ideia de escrever "O Navio Negreiro" surgiu alguns anos atrás, quando me encontrei com o ex-Pantera Negra, agora prisioneiro político, Mumia Abu-Jamal, no corredor da morte da Pensilvânia. Era parte de uma campanha para abolir a pena de morte.
Afro-americanos constituem uma parte desproporcionalmente grande do corredor da morte nos EUA, então eu comecei a pensar sobre o relacionamento histórico entre raça e terror. O livro começou na militância política.
Quão difícil foi realizar as pesquisas para o livro?
Eu tinha a vantagem da experiência de 25 anos de trabalho nos arquivos marítimos. Passei quatro anos de trabalho em tempo integral dedicado ao livro --convivendo com o terror, pode-se dizer.
Por que você se concentrou sobre a experiência britânica e americana?
Em parte, isso era uma questão de formação acadêmica, pois eu havia estudado por muito tempo a história antiga britânica e americana.
Por outro lado, isso era uma questão de importância histórica: os navios britânicos carregaram mais pessoas para a escravidão do que qualquer outro país durante o século 18, o período de pico do comércio de escravos. Meu desafio era transformar as estatísticas de negócios em histórias humanas.
Havia diferença significativa entre os navios negreiros anglo-saxões e os de outras nações, por exemplo, os usados no tráfico para o Brasil?
A maioria dos navios de escravos operava da mesma forma, mas havia algumas diferenças.
Negreiros portugueses e brasileiros tendiam a ser maiores do que a maioria, mas, porque a distância a ser navegada era menor no Atlântico Sul (45 dias, comparados a 68 dias para os navios britânicos), as taxas de mortalidade foram menores.
Você diz que nenhum país jamais lidou integralmente com o legado da escravidão e que reparações são ainda devidas. Que tipo de forma poderiam ter essas reparações?
Sociedades e governos podem, por exemplo, despender maiores recursos educacionais para áreas urbanas mais pobres, beneficiando os descendentes dos escravos e a sociedade como um todo.
Mas, obviamente, nada significativo vai acontecer até que um movimento social exija uma responsabilização por esse passado terrível.
O NAVIO NEGREIRO
AUTOR Marcus Rediker
EDITORA Companhia das Letras
TRADUÇÃO Luciano V. Machado
QUANTO R$ 64 (464 págs.
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