A última fronteira agrícola de Mato Grosso está localizada na região do Araguaia
Última fronteira agrícola de MT, tem 1/3 das terras agricultáveis
Com isso a valorização das áreas passou de 100% em pouco mais de 3 anos. De acordo com o gerente da Comissão de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Edeon Vaz Ferreira, a região do Araguaia tem cerca de 3 milhões dos 9 milhões de hectares disponíveis para serem transformadas em áreas agricultáveis.
“Essa é uma região que vai crescer muito, as áreas são de qualidade e temos aí um grande território a ser explorado, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) revelam que são pelo menos três milhões de áreas degradadas que podem ser convertidas para a atividade agrícola” - acrescentou Ferreira. Além da capacidade de cultura outro detalhe importante no cultivo da região é a logística, já que a região tem grande saída para os portos.
Para discutir aspectos do desenvolvimento econômico da região, o “Estradeiro da Aprosoja” esteve em Porto Alegre do Norte e durante um encontro que reuniu produtores, empresários e políticos, assuntos como estrutura e logística para o desenvolvimento do agronegócio foram discutidos.
Além de discutir logística a intenção do evento foi também observar as obras que estão sendo realizadas, como o asfaltamento da BR 158. “Precisamos cobrar efetivamente do estado para que este problema seja resolvido de uma vez por todos, porque é interesse da região que esse asfalto seja concluído”, disse Ferreira Gerente da Comissão de Logística da etidade.
O presidente do Sindicato Rural de Sinop e vice Presidente da Aprosoja no Nortão que também esteve junto no estradeiro, falou sobre a importância da região. “É uma região que tem grande potencial econômico e agricultável, agora é preciso que o Governo ofereça condições principalmente de escoamento, por isso vamos cobrar do Governo uma atitude quanto ao termino da 158 e também com a famosa estrada do Guardanapo que liga os municípios de Porto Alegre do Norte e também Canabrava do Norte já que lá o potencial agrícola é muito grande, além de ter uma verba alocada para o Governo do Estado de R$ 1 milhão de acordo com as autoridades, vamos cobrar pra que isso seja realidade”, disse Antonio Galvan.
O Estradeiro da BR-158 conta a parceria de diversas instituições e entidades e vai percorrer cidades de Mato Grosso, Pará e Tocantins. As entidades parceiras do Movimento Pró Logística são: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa); Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja); Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat); Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT); Associação Mato-grossenses dos Municípios (AMM); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Instituto Ação Verde; Frente Parlamentar de Logística (Frenlog) estadual e federal.
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