Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Setembro de 2013 às 19:47

    Imprimir


A partir dessa terça-feira (01), às 18 horas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Sala da Mulher, dará início à campanha “Se Toque”, que segue a mesma finalidade da mobilização mundial Outubro Rosa. Na ocasião será feito, na entrada principal da Casa de Leis, uma abertura simbólica com o ascender das luzes que irão iluminar toda a parte externa do prédio do Parlamento Estadual na cor rosa durante todo o mês de outubro.
 


 
A campanha “Se Toque” é fruto da Resolução 2.016, de 18 de março de 2011, de autoria do primeiro-secretário, deputado Mauro Savi, e foi criada com intuito de promover no Parlamento Estadual um movimento que busque esclarecer e conscientizar a sociedade, principalmente o público feminino, sobre a gravidade do câncer de mama e a necessidade de fazer o autoexame. Para a coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi, a campanha durante todo o mês de outubro servirá para reforçar a necessidade de se fazer a prevenção à doença.
 


 
“Estamos falando de uma doença que pode deixar sequelas graves e até mesmo levar a morte. Por isso, nos aliamos à campanha mundial Outubro Rosa para, unicamente, reforçar às mulheres a importância do autoexame, um procedimento simples, mas que pode salvar vidas” alertou Dilair ao destacar que muitas mulheres ainda temem fazer o exame ou mesmo não realizam, por vergonha.
 


 
Durante todo o mês de outubro, especialistas estarão circulando em Cuiabá e Várzea Grande, em um carro caracterizado com o tema da campanha a fim de divulgar a necessidade de se fazer o autoexame e também a mamografia, procedimentos capazes de detectar a doença ainda em fase inicial. Uma palestra também será ministrada pelo mastologista Luciano Florisbello, com data a ser definida. Ainda de acordo com Dilair Savi, cartilhas orientativas serão distribuídas pela equipe médica que passa a circular em Cuiabá, a partir dessa semana.


 
 
OUTUBRO ROSA - É uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, com a primeira Corrida pela Cura. Desde então, vem sendo realizada anualmente em diversas cidades do mundo.


 
 
Uma das principais ações da campanha é a iluminação de monumentos e prédios públicos das cidades como forma de lembrar às mulheres a necessidade de fazer os exames de mama.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8260/visualizar/