Câmara participa de debate sobre sistema de monitoramento em Sorriso
O presidente da Câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro (PDT) e o vereador Elias Maciel (PSB) participaram na noite de ontem (21.07) de uma reunião realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP) para avaliação do sistema de monitoramento implantado em Sorriso.
Participaram do debate o Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Ten. Cel.
Denis Alves do Nascimento, representantes da Prefeitura, dos órgãos de segurança pública e sociedade civil organizada.
Recentemente, três câmeras foram instaladas por uma empresa privada em pontos estratégicos da cidade, que operaram por três meses em caráter de teste, monitoradas no quartel da Polícia Militar. O Poder Público não teve nenhum custo com a instalação e manutenção do equipamento.
Com o intuito de dar continuidade ao sistema e expandir a área monitorada, o Conselho está propondo uma parceria entre Prefeitura, empresa Águas de Sorriso, associações de moradores, representantes do comércio local e sociedade.
A proposta é para que o cidadão contribua no custeio do sistema de monitoramento com a adição a conta de água de um valor a título de contribuição mensal.
Outra idéia apresentada é de que a própria empresa faça o monitoramento das câmeras e não mais a Polícia Militar, pois não há estrutura suficiente para o trabalho. Também foi proposta a contratação de portadores de necessidades especiais para operarem as câmeras.
O presidente Luis Fabio aproveitou a presença do representante do governo do Estado para fazer algumas cobranças.
Segundo ele, a comunidade tem se responsabilizado pelas melhorias na segurança, como por exemplo, a implantação da Delegacia de Polícia, do Centro de Ressocialização e dos quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “A população de Sorriso não está tendo o retorno merecido no que diz respeito à segurança pública. O que temos hoje é a delegacia em greve, a PM com menos de 50 policiais para atender 70 mil habitantes e o Corpo de Bombeiros com viaturas quebradas. Enfim, não é essa a resposta que a sociedade espera do governo e mais uma vez está sendo chamada a pôr a mão no bolso para resolver um problema que é obrigação do Estado. Temos a convicção de que não fugirá desta proposta do Conselho, pois estamos vendo este como o único mecanismo de garantirmos a sensação de segurança vivida nos dias atuais”, lamentou o presidente.
O delegado da Polícia Judiciária Civil, Thiago Damasceno e o Comandante da Policia Militar, Ten. Cel Thadeu da Silva Firme elogiaram o trabalho e disseram ser de suma importância o monitoramento para a garantia da segurança pública.
Além de Sorriso, os municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Tapurah estão implantando o sistema de monitoramento por câmeras.
Comentários