Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Julho de 2011 às 08:39
Por: HUMBERTO FREDERICO

    Imprimir


Prefeito Chico Galindo (PTB) quer abrir processo de licitação em 45 dias
Prefeito Chico Galindo (PTB) quer abrir processo de licitação em 45 dias
Depois que o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), anunciou que em 45 dias lançará o edital para contratação da empresa que vai explorar os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Capital, já aparecem empresas com interesse de concorrer.

Na Gazeta Municipal da prefeitura de Cuiabá, que circulou no dia 8 de julho, a empresa Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) foi autorizada pelo procurador-geral do município, Fernando Biral, a fazer estudos relativos ao saneamento básico da Capital, e já aparece como a principal candidata a ganhar a concorrência, inclusive pelo fato de já conhecer os problemas da cidade.

A publicação na Gazeta Municipal ocorreu três dias antes da Câmara de Vereadores aprovar a criação da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. Neste projeto, inclui a concessão dos serviços à iniciativa privada.

Apesar de constar a autorização do procurador na Gazeta Municipal, a assessoria de imprensa negou que a empresa tenha feito o estudo na Capital, mas admitiu o interesse em participar da concorrência em Cuiabá.

“Como uma empresa especializada na prestação de serviços públicos de água e esgoto, a CAB tem interesse em examinar todas as oportunidades oferecidas pelos titulares dos serviços e, se concluir pela viabilidade da operação, participar de licitação”, disse a assessoria de imprensa, através de nota.

A CAB Ambiental já atua em cinco municípios de Mato Grosso. As cidades de Alta Floresta, Colíder, Canarana, Comodoro e Pontes e Lacerda recebem o serviço de água e esgoto pela empresa.

Criada em 2006, a Companhia de Águas do Brasil é hoje uma das lideres de mercado de população atendida no país, atingindo a marca de quatro milhões de brasileiros.

A decisão da Câmara Municipal de Cuiabá em aprovar a mensagem do Executivo em que autoriza a concessão para a iniciativa privada da exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, atualmente feito pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), gerou polêmica.

O Sindicato dos Servidores da Sanecap é contra a privatização dos serviços e temem pelo destino dos funcionários da empresa. Uma série de protesto está sendo organizado pelo Fórum Contra a Privatização da Sanecap.

A Sanecap acumula dívidas que podem chegar a R$ 100 milhões e, segundo o Poder Executivo, este montante ficará sob a responsabilidade da empresa prestadora de serviços.

Políticos, como o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), criticaram a ação do prefeito, e alguns vereadores que votaram a favor da concessão, já admitem voltar atrás.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82723/visualizar/