Arena Pantanal não terá total acesssibilidade, aponta relatório do Crea
Um relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT) apresentou que a Arena Pantanal – palco de quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014 – não terá acessibilidade satisfatória. Entre os problemas estão falta de acesso ao estádio, mapa tátil e vagas acessíveis para idosos.
O Crea busca com esses relatórios não só verificar o legado que será deixado por obras como a Arena e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas também para que as intervenções sejam concebidas com qualidade, mobilidade e principalmente, acessibilidade.
No relatório feito pelos fiscais do conselho, a conclusão foi de que o estádio é inacessível e impedirá parcela da população de usufruí-lo nos termos do Decreto 5.296/04, visto que oferece obstrução à circulação isonômica para os usuários, funcionários e visitantes.
No país 24% dos 190 milhões dos brasileiros tem pelo menos um tipo de deficiência visual, auditiva, motora ou intelectual. “Esse número não pode ser desprezado, por lei inclusive. E como nossas obras são construídas pelos homens para os homens, é fundamental que a variação antopométrica e as diferentes necessidades sejam consideradas em qualquer obra que seja destinada ao uso público”, observa o presidente do Crea-MT, o engenheiro civil Juares Samaniego.
“Acessibilidade é permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades comum a todos”, explica a Coordenadoria de Acessibilidade do Crea-MT. Veja abaixo os pontos em que a Arena peca nestes quesitos:
Comentários