Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Julho de 2011 às 22:13

    Imprimir


Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) intensificou a verificação de mercadorias na unidade de fiscalização localizada dentro da central de distribuição dos Correios, em Várzea Grande. A operação fiscalizou 100% das encomendas que entraram no Estado via Correios, caminho utilizado principalmente pelas compras realizadas via internet. Ao todo, 1.324 pacotes tiveram sua idoneidade conferida, sendo constatadas irregularidades em aproximadamente 40% deles.

“Nós estamos atentos ao crescimento do comércio realizado pela web. Temos orientado os consumidores que procurem sites e empresas sérias para efetuarem suas compras. Antes de fechar o negócio, pedimos que façam o contato junto ao vendedor e perguntem se o produto será enviado com nota fiscal e se o imposto será devidamente pago ao Estado de Mato Grosso. Isso é uma garantia para o consumidor e para o Estado”, comentou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

A fiscalização nos Correios é realizada por amostragem. Atualmente, em torno de 25% de todos os pacotes que chegam ao Estado são abertos e verificados pelos servidores da Sefaz. Durante a operação realizada na quarta-feira, em 30 minutos que a reportagem acompanhou in loco o trabalho de verificação, foram encontradas duas pistolas 9mm, uma espingarda de caça com mira laser, e ainda uma caixa de explosivos.

As armas estavam com sua documentação em situação regular e foram liberadas, já os explosivos, que possuíam remetente e destinatário pessoa física, não continham nenhum tipo de documentação. A caixa foi encaminhada primeiramente para a Gerência de Segurança Postal dos Correios e, posteriormente, para a Polícia Federal.

Diariamente 12 funcionários da Sefaz trabalham na unidade dos Correios, mas durante a operação organizada pela Gerência de Controle Aduaneiro esse número foi incrementado para 26 técnicos do Fisco. "Mensalmente, pelo menos 43 mil encomendas entram em Mato Grosso via Correios, sendo que a perspectiva é de constante crescimento", concluiu o gerente de Controle Aduaneiro da Sefaz, Wilson Alves. (Com Daniel Dino) I.B





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82746/visualizar/