Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Julho de 2011 às 09:23
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Uma média de 8 queimadas são controladas por dia desde o lançamento do projeto Quadrante em Cuiabá. Duas ocorrências foram registradas no Morro da Luz, situação considerada preocupante pela Defesa Civil do município. O bosque localizado no centro da Capital está tomado pelo mato, sendo foco fácil do fogo. Entre os dias 7 e 14 de julho, a central atendeu 115 chamados, sendo a maioria na beira de córregos e locais com grande concentração de lixo.

A situação deve se agravar no próximo mês, quando o tempo costuma ficar mais seco e aumenta a incidência de ventos. Dois elementos que resultam em alastramento rápido do fogo.

O coordenador da Defesa Civil, Eldo Orro, afirma que o projeto está mais estruturado este ano, mas ainda assim a colaboração da população é indispensável para evitar tragédias. Além de comunicar a incidência dos focos de chamas, a sociedade deve fiscalizar e denunciar pessoas que iniciem qualquer tipo de fogo em área urbana ou rural. Orro afirma que os flagrantes resultarão em prisão, lembrando que queimada é crime ambiental e ainda é passível de multa. "Quanto mais seco o tempo, mais fácil o fogo espalha".

Quanto às multas, Orro destaca que os donos de terrenos baldios tomados por mato e lixo também podem ser penalizados. Ele comenta que a prefeitura estuda a possibilidade de mandar limpar os lotes abandonados e mandar a conta para os donos. A fatura deve ser cobrada junto com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Caso o proprietário fique 5 anos sem pagar o imposto, ele corre o risco de perder o espaço para a prefeitura.

Segundo o coordenador, o Quadrante está com uma estrutura reforçada. Desta forma, há a possibilidade de dar uma resposta mais rápida e eficaz à população. A intenção é reduzir 65% dos focos, em comparação a 2010. No início de agosto, cada um dos 4 parques da cidade contarão com uma caminhonete para suporte.

Denuncie - Os telefones para comunicar ou denunciar queimadas são 193 ou 0800-6475330 (das 8h às 18h). "É importante que a população faça o chamado o mais rápido possível para reduzir danos".





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82792/visualizar/