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Economia
Terça - 31 de Dezembro de 2013 às 08:37
Por: ISA SOUSA

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A concessão para a implementação de praças de pedágio na Rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da Capital), começará a ser debatida na próxima semana. 


 
Na segunda-feira (6), será realizada a primeira audiência pública em Cuiabá. 


 
Na terça-feira (7), será a vez de Chapada e, na quarta-feira (8), de Campo Verde (131 km ao Sul da Capital). 


 
Nos três encontros, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), apresentará os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e social da rodovia. 


 
Em agosto, a pasta já havia contratado pelo valor de R$ 143.999,46 a empresa Planos Engenharia S/S Ltda. para elaborar o estudo de viabilidade da cobrança da taxa na rodovia. 


 
Um dos principais itens levado em conta no estudo, para calcular a possível taxa do pedágio, foi exatamente a média diária de veículos que passam pela rodovia nos três municípios.



Trechos


 
Em agosto, o coordenador de Programas Especiais da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, César Ribas, havia afirmado que caberia a Planos Engenharia analisar três trechos da MT-251, totalizando 148,2 km de extensão. 


 
O primeiro, no entroncamento das BRs 070, 163, 364 com a MT-020 leva em conta Cuiabá – Chapada, com 65,5 km de extensão. 


 
Em seguida, estaria o trecho da MT-251 que começa em Chapada e segue até o entroncamento da MT-140, que leva a Campo Verde, com 69,7 km de extensão.


 
Por último, está o trecho da MT-140 até entroncamento da BR-070, também próximo a Campo Verde, com 13 km de extensão. 


 
Até o momento não foram divulgados pelo Estado quanto o pedágio deverá custar. 


 
Concessão


 
O Governo do Estado reforçou que o modelo que será adotado na Rodovia Emanuel Pinheiro é o de concessão, não o de privatização.


 
A justificativa é que, no caso da concessão, além de um prazo estimado dentro da licitação, é permitido a transferência da administração passado o prazo ou até mesmo antes, caso haja necessidade. 


 
Atualmente, Mato Grosso possui cinco trechos concedidos, com tarifas que variam de R$ 3,90 a R$ 6,50, e um trecho que ainda é de responsabilidade estadual, no valor de R$ 4,00. Os preços, no entanto, subirão 23%. 


 
No modelo de implantação que o Estado quer que seja a MT-251, apenas a MT-130, no trecho Rondonópolis – Primavera do Leste, está dentro dos parâmetros. 


 
Confira locais das audiências públicas para debater a concessão da MT-251:


 
Audiência Pública 01 
 
Local: Auditório da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana 
 
Endereço: Edifício Edgar Prado Arze – Centro Político Administrativo - Cuiabá 
 
Data: 06 de janeiro de 2013 
 
Horário: 13h30 às 17h30 



 
Audiência Pública 02 
 
Local: Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente 
 
Endereço: Av. Perimetral esqu/rua Penn Gomes - Chapada dos Guimarães 
 
Data: 07 de janeiro de 2013 
 
Horário: 13h30 às 17h30 


 
Audiência Pública 03 
 
Local: Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde - Acicave 
 
Endereço: Rua Campo Grande, 390 – Centro – Campo Verde 
 
Data: 08 de janeiro de 2013 
 
Horário: 13h30 às 17h30





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