Comunidade comemora a novas instalações do Campus da Unemat no Araguaia
Aconteceu nesta terça-feira, 19, em Luciara a inauguração no novo Campus da Unemat, campus Médio Araguaia. A cerimônia aconteceu às 8 horas da manhã nas novas instalações do prédio. A obra foi resultado de uma emenda do deputado José Riva (PP), através da Secretaria de Ciência de Tecnologia do Estado, que na época era chefiada pelo atual vice governador, Chico Daltro (PP). A emenda foi um pedido do atual coordenador do Campus Araguaia, Tonico Oliveira que foi mediado pelo prefeito de Luciara, Parassú Freitas (PMDB). A obra custou R$ 1 milhão e meio de reais e foi foi licitada pelo município.
O campus Araguaia completa em 2012, 20 anos. O Campus foi criado para formar professores da rede pública de educação no modelo chamando: parceladas, onde os alunos estudam nas férias. Atualmente o campus oferece o curso de química e na extensão em Confresa a graduação em letras. Durante a inauguração, o reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, anunciou que este ano o Campus Araguaia vai abrir o vestibular para mais cinco cursos: Licenciatura em Química, no município de Luciara, de Licenciatura em Letras e Ciências Sociais do Campo, a ser oferecido em Confresa e de Licenciatura em Educação Física e Ciências da Computação que será oferecido em Vila Rica. “Nós queremos expandir a Unemat, para que ela sirva como instrumento a favor do Araguaia”. O vice governador, Chico Daltro, que era conhecido de poucos aqui no Araguaia, começou seu discurso relembrado sua trajetória política e contando sua história pessoal. “Minha mãe quando veio do interior de Minas, só teve a oportunidade de estudar dois anos, ela sempre foi uma incentivadora do estudo. “Educação é o que muda uma sociedade, fui a favor da aumento do repasse da Unemat. E quando estive à frente da Secitec aprovamos as emendas que possibilitou a reforma em todos os 11 campi da Universidade”, complementou.
O deputado e presidente da Assembléia Legislativa, Riva, defendeu a manutenção dos cursos no campus e disse que Mato Groso precisa qualificar o seu povo. O deputado citou em sua fala o exemplo da Alemanha e do Japão, que conseguiram sustentar a economia de seus países após a 2º Guerra Mundial e o caso do próprio Mato Grosso Segundo Riva, “esses países tinham profissionais, pessoas que estudaram e atualmente as industrias que se instalaram em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde tiveram que trazer profissionais de outros estados”. O deputado deu uma pincelada sobre seu assunto de uma possível candidatura a governo do estado e não poupou críticas aos políticos e ao atual político de Mato Grosso. “O atual governo ainda não encontrou a forma certa, existe problemas em todas as áreas do governo”, disparou.
Na cerimônia também estiveram presentes prefeitos das cidades de: Luciara, Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Confresa, São Félix do Araguaia e Vila Rica. Também compareceram representantes das prefeituras de Santa Terezinha e Santa Cruz do Xingu. De Confresa e Vila Rica vieram dois ônibus de alunos do curso de extensão. Além de vereadores e secretários dos municípios citados acima. Além do deputado estadual, Baiano Filho.
Suiá-Missú
O deputado Riva citou em seu discurso o caso Suiá-Missú. Para ele o problema ainda não foi resolvido porque há desinteresse do governo e da Funai. “Hoje nós temos mais 700 famílias trabalhando e morando lá, como que nós vamos colocar os índios no meio arrozais e pastos. A assembléia criou uma emenda que garante a transferência de terras do Parque Estadual do Araguaia para os índios, lá tem tudo que eles precisam e essa é uma forma de evitar que haja conflitos e que o sangue não seja derramado e o governo e a Funai não querem resolver essa questão, não estão fazendo nada.”alertou.
*Rizza Matos é jornalista e atualmente trabalha como chefe do departamento de Cultura de Luciara.
Comentários