A Organização Internacional do Açúcar (OIA) reduziu sua previsão para a produção de açúcar do Brasil na temporada 2011/12, para 38,5 milhões t, ante 40,5 milhões t anteriormente, disse nesta quarta-feira economista da entidade Leonardo Bichara. As perspectivas de uma produção menor do maior produtor global, entretanto, devem ser compensadas por condições favoráveis em outros importantes produtores, afirmou ele à Reuters.
"Enquanto o excedente brasileiro tem sido reduzido, muitos países como Tailândia, Rússia e Índia estão aumentando a sua produção", afirmou, acrescentando que a OIA poderá revisar a sua previsão para o balanço de oferta e demanda no próximo mês.
A previsão da OIA para o Brasil coloca a produção de açúcar quase em linha com a da temporada passada, quando o governo do Brasil estimou 38,2 milhões t. A OIA projetou em maio que o excedente para o mercado global de açúcar em 2011/12 poderá superar 3 milhões t.
Perspectivas de produção menor do Brasil têm ajudado na alta dos futuros em Nova York, cujo primeiro contrato atingiu um pico de US$ 0,3133 por libra-peso há uma semana, o seu maior nível desde fevereiro.
Comentários