Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 09:00

    Imprimir


A Justiça determinou que o Estado destaque três agentes da Polícia Militar e um investigador da Polícia Civil para atuarem no município de Vera (a 458 km de Cuiabá). A decisão em caráter liminar levou em conta o número insuficiente de pessoal atuando na região hoje, seis policiais militares e um investigador, motivo de uma ação do Ministério Público (MP). Assim que o Estado for notificado, terá um prazo de cinco dias para remanejar os policiais a Vera, sujeitando-se a multa de R$ 1,5 mil por dia de descumprimento.

Além dos agentes, a liminar determina que o Estado providencie um veículo com rádio patrulha para atuar na cidade. A carência de pessoal e equipamentos foi um problema que o MP até tentou resolver com o Estado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta apresentado em 2010, fora do âmbito judicial, mas não houve uma só resposta do poder público. Daí o MP lançou mão da ação civil pública.

Atualmente, o efetivo ínfimo tem comprometido a segurança em Vera. Além de só haver um investigador, os policiais militares se revezam em escalas de plantão de 24h por 24h. As condições da estrutura da delegacia e do núcleo de policiamento da cidade são precárias e os equipamentos utilizados pelos agentes são obsoletos. O município ainda conta com uma cadeia pública.

Situações como a de Vera não são raras em Mato Grosso, mas sugerem atenção imediata do poder público. São essas cidades, pequenas e com pouquíssimos agentes policiais, os atuais alvos preferenciais das quadrilhas de assalto a banco que têm aterrorizado o interior. Cientes de que as cidades não dispõem de força policial, os bandidos têm agido sem grandes obstáculos nos últimos três anos. Tanto que os esquemas de assalto têm se repetido nas cidades. A prática tem sido denominada de “novo cangaço”. Este mês, em Nova Monte Verde, por exemplo, os assaltantes tiveram facilidade de saquear a agência do Banco do Brasil da cidade, que conta só com quatro PMs.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82933/visualizar/