Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 19 de Julho de 2011 às 20:48

    Imprimir


A Polícia Civil apreendeu, neste ano, 91 toneladas de alimentos impróprios ao consumo humano em padarias, supermercados, açougues, distribuidores e restaurantes de São Paulo. Os produtos apreendidos vão de presunto à cachaça.

Os números --relativos ao período entre janeiro e maio de 2011-- são das duas delegacias criadas há dois anos para combater esse tipo de crime na Capital --ambas vinculadas ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania).

Por dia, as apreensões representam mais 600 quilos de alimentos retirados das ruas. São produtos vencidos, com fungos, sem identificação de origem, procedência ou fabricação ou até mesmo expostos à moscas e larvas.

"De 2010 para cá houve um crescimento grande no número de apreensões", diz Paulo Alberto Mendes Pereira --titular da 2ª Delegacia de Saúde Pública.

Antes da criação das duas unidades, as denúncias sobre produtos vencidos eram registradas nas delegacias de bairro. A mudança, segundo Pereira, trouxe estimulo para a população agir contra os estabelecimentos irregulares.

"Eles sentem mais confiança de que o trabalho investigativo será realizado. Além disso, o plantão aqui é tranquilo porque não temos ocorrências de outras naturezas."

No topo do ranking dos alimentos mais apreendidos estão as carnes e frios. Logo em seguida, porém, aparecem produtos pouco prováveis nessa lista: os refrigerantes e bebidas alcoólicas.

"As pessoas não têm o hábito de olhar data de vencimento dessas bebidas. Além disso, o empresário é negligente porque os fabricantes não se recusam a trocar um produto vencido", explica Pereira.

ALTO PADRÃO

De acordo com o delegado, há um senso comum de que esses produtos impróprios seriam mais facilmente encontrados em periferias --mas isso não se aplica à prática.

"Hoje mesmo, estamos autuando uma padaria de alto padrão em Perdizes. Eles vendiam frios vencidos e serão indiciados", afirma o delegado.

Juntas, as duas delegacias têm 45 policiais em seus efetivos. Além da averiguação das denúncias, as equipes também realizam flagrantes à paisana. "Nossas equipes vão aos estabelecimentos como se fossem clientes e encontram irregularidades de toda ordem", diz Pereira.

As delegacias têm plantão 24 horas por dia. No momento da denúncia, a polícia aconselha que a pessoa leve o produto estragado e o comprovante fiscal da compra.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82978/visualizar/