Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Julho de 2011 às 09:09
Por: MARCONDES MACIEL

    Imprimir


Os números ainda não estão fechados, mas as estimativas preliminares indicam crescimento acima de 10% nas vendas das lojas com o Liquidacentro deste ano, em relação ao evento de 2010. “Podemos afirmar que o resultado superou as expectativas”, avalia o presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Mato Grosso (Sincotec), Roberto Perón. Segundo ele, em relação à semana anterior, o incremento ultrapassou a 50%. O objetivo do evento foi aumentar as vendas na área central da cidade no período de férias, com descontos de até 70% nas mercadorias, ao mesmo tempo em que os consumidores puderam participar de shows regionais e trazer as crianças para se divertir na praça. Cerca de 200 empresas participaram do Liquidacentro.

Lojistas informaram que a média de crescimento foi de 10% ao dia, desde a abertura. “Há pessoas que consideram que o aumento nas vendas tenha chegado a até 60% em comparação aos dias normais”, diz a empresária Maria Cândida Silva Camargo, da loja Gatos & Atos. Em sua opinião, o primeiro dia do evento, 13, foi revelador. “Na quarta-feira desde 8 horas tinha gente nas ruas e muito movimento. Tive a impressão de que o Liquidacentro estava sendo aguardado e que todos estavam se preparando para as compras com antecedência. Para mim, isso quer dizer que o projeto já está solidificado”, explica.

Diante dos balanços positivos, o gerente geral da Riachuelo, Claudemir Benjamim da Costa, informa que, com a queima de estoque, os consumidores da loja terão novidades a partir desta semana. “Faremos o pré-lançamento da coleção Primavera/Verão”. Na loja, produtos de todos os departamentos tiveram seus preços diminuídos. No total, foram cerca de 10 mil peças. A parte de confecção feminina foi a mais procurada.

“O mês escolhido nesta edição estimulou a comercialização, pois é uma época em que o fluxo de pessoas é grande, considerando as férias. As pessoas ficam mais descansadas e receptivas”, esclarece, acrescentando que somente nos três primeiros dias de Liquidacentro mais da metade do estoque reservado para o evento foi consumido.

A participação dos homens nessa maratona em busca de preços baixos também significativa. O público masculino gastou tanto quanto o feminino e os dados do gerente de vendas da Gabriela Homem, André Luiz Gonçalves, confirmam o fato. Na loja especializada em calçados para homem, o crescimento foi de 20%, ante o mesmo período de 2010. Por dia, mais de 40 pares de calçados foram comprados no local. André comenta que - com o Liquidacentro - o valor de um par de tênis de R$ 199 caiu para R$ 79.

EMPREGOS – Roberto Perón informou que o Liquidacentro estimulou a geração de novas vagas no comércio. Segundo ele, dezenas de lojas optaram pelas contratações temporárias para atender o crescimento do fluxo de consumidores durante a campanha. Além de renda, economia e oportunidade para renovação de estoque, o evento ainda estimulou a geração de novos empregos. É o caso da vendedora Aline Pereira, de 18 anos. A jovem estava desempregada e foi chamada para trabalhar nestes dias de liquidação. “Está sendo uma chance maravilhosa para mim. Estou aprendendo muitas coisas com os clientes e com o evento. Além disso, estou empolgada, já que vou poder melhorar meu salário no fim do mês com as comissões”, diz.

Aline é funcionária da Gatos & Atos e mesmo sem experiência na área será contratada. O quadro de funcionários da Riachuelo também foi modificado por causa do horário e movimento destes dias. “Coloquei mais oito pessoas aqui, o que significa cerca de 6% a 7% de aumento no quadro normal de funcionários”, informou Claudemir Costa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83077/visualizar/