Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Julho de 2011 às 07:44

    Imprimir


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) já autuou 35.906 hectares de terra desmatada ilegalmente em Mato Grosso, no período entre janeiro e junho deste ano. O estado lidera o ranking nacional de desmatamento, assim como lidera o ranking de focos de calor.

A Sema explica que entre as áreas autuadas estão tanto as que são passíveis de desmatamento legal, quanto às de reserva legal e as de preservação permanente, situadas ao redor de rios e em topos de montanha. Os números também contabilizam as áreas para pastagem e as de exploração seletiva de madeira, locais em que apenas as madeiras de valor comercial são retiradas.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso já desmatou 58.440 hectares de floresta Amazônica neste ano, contanto o período entre janeiro e maio. O segundo colocado no ranking nacional é o Pará, que desmatou 13.320 hectares de floresta Amazônica. Apenas no mês de abril foram desmatados 40 mil hectares em Mato Grosso.

Pelos números do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do Inpe, Mato Grosso mais do que dobrou o desflorestamento neste ano, o aumento foi de 115%. Entre janeiro e maio do ano passado, foram devastados 27.170 hectares de floresta em Mato Grosso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83091/visualizar/