Melitha Novoa Prado e equipe criam um passo-a-passo para orientar os empresários
Sua empresa está preparada para se tornar uma franqueadora?
Muito se fala sobre o sonho do brasileiro – empreendedor por natureza – de ter um negócio próprio. Quase sempre, a franquia é uma opção sempre considerada por conta de seus diversos atrativos tão alardeados por quem já atua no sistema.
Por outro lado, quem já é um empresário também se sente atraído pelo franchising – sobretudo os que querem expandir sua marca. Querem se tornar franqueadores. Será que todos podem fazê-lo?
A consultora Melitha Novoa Prado, que atua no sistema franchising há mais de vinte anos atendendo as principais redes do Brasil, afirma que não. “Para ser franqueador é preciso vocação. Qualidades como ser generoso e doador são essenciais até porque o sucesso do franqueado deve ser o maior objetivo do franqueador”, comenta. “E nem todo negócio pode ser transformado em franquia, já que o sistema não é bom para todos os negócios. É preciso avaliar bastante cada caso para decidir o melhor caminho a seguir.”.
Para iniciar tal avaliação, as profissionais da equipe da Novoa Prado Consultoria– Cristiane de Paula e Ana Paula Mantovam – prepararam um roteiro que ajuda nesta etapa inicial. Confira:
- Não basta o negócio parecer atrativo. O primeiro passo é o potencial franqueador testar e realizar os ajustes no seu modelo de negócios antes de iniciar a replicação;
- Após esta etapa, verifique se o negócio é financeiramente viável para as duas partes;
- Passadas as análises iniciais, é preciso providenciar os documentos jurídicos que vão regular a relação: Circular de Oferta de Franquia e Contrato de Franquia. Eles precisam ser feitos especialmente para o seu negócio, com profissional especializado e experiente no ramo de franquias. Eles definem e protegem aspectos críticos como objeto e características da franquia, territorialidade, taxas, direitos e deveres das partes, mix de produtos e serviços e forma de abastecimento, entre outros;
- É necessário investir e preparar sua estrutura interna: tecnologia, marketing, processos para o relacionamento, controle, suporte e gestão da rede;
- Criar ferramentas para a transmissão de know-how: programas de treinamento, manuais, guias e realizar reciclagens são fundamentais;
- Elabore o plano de expansão, ponderando a capilaridade e a velocidade desejadas em consonância com a capacidade de atender, abastecer e prestar suporte às franquias;
- Crie um processo de seleção de candidatos com fluxo dinâmico: equipe integrada no modelo de negócios com habilidade para avaliar perfis e boas ferramentas de apoio. Nunca pule etapas deste processo e realize, sempre que possível, um “test-drive” para avaliar o candidato na prática;
- Uma vez assinado o contrato, é o momento de cuidar da implantação da franquia. Neste momento, a franqueadora deve dedicar atenção redobrada ao franqueado, já que, na maioria dos casos, esse é o primeiro negócio dele;
- Após a inauguração da franquia, é importante ajudar no planejamento e estruturação, pois a nova unidade – assim como o restante da rede - demandarão suporte, controle e constante inovação;
“Ao avaliar esses aspectos, pode-se concluir que não é possível pensar em criar uma rede de franquia sem, antes, ter feito o “a lição de casa” e desenvolvido todos os itens acima citados”, reforça a consultora Cristiane de Paula. “Na prática, as redes consolidadas demonstram que planejamento somado a competências e estrutura interna com franqueados bem selecionados, resulta em fortalecimento da marca e sustentabilidade das relações com franqueados”, completa Ana Paula Mantovam.
E mais uma dica: os candidatos a franqueados estão cada vez mais bem preparados, pesquisam previamente a franquia e o mercado e querem informações práticas acerca da viabilidade do negócio. Se a relação iniciar sem a devida transparência, a rede pode comprometer sua expansão e sucesso.
Sobre Melitha Novoa Prado
Um dos nomes mais conhecidos em franchising, Melitha Novoa Prado é consultora jurídica e estratégica especializada em redes de franquia, varejo e cadeias de negócios. Há mais de 20 anos, atende empresas franqueadoras e acompanha a evolução do sistema no Brasil e no mundo. Fez cursos nas áreas de Marketing Pleno e de Negociação Inteligente e tem o MBA em Gestão em Varejo para Franquia da Fundação Instituto de Administração (FIA). Autora de diversos artigos e entrevistada em várias reportagens de jornais e revistas nacionais sobre tema, publicou, em 2008, o livro Franchising: na Alegria e na Tristeza, no qual aborda sua experiência com os aspectos que regem o relacionamento de franquia. Melitha também é árbitra pelo Caesp (Conselho Arbitral do Estado de São Paulo).
Atua tanto no campo jurídico preventivo, com a Novoa Prado Consultoria Jurídica, como - mais recentemente e a pedido dos clientes – com a Novoa Prado Consultoria, que oferece serviços de inteligência em Franchising, desde formatação, consultoria de campo, treinamento e capacitação de equipes, até revisão de processos e desenvolvimento de manuais e politicas de gestão de redes.
Comentários