Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 30 de Setembro de 2013 às 07:38
Por: Weverton Correa

    Imprimir


Só Notícias/Cleverton Neves
O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) reforçou a ministra da Casa Civil, Glesi Hoffmann, as cobranças de investimentos na cidade e demais municípios impactados com as usinas hidrelétricas previstas para serem construídas no Nortão. Presidente da Associação dos Municípios Impactantes por Usinas do Norte de Mato Grosso (AMIU), Juarez explicou que a grande parte já é "cobrada" também nos ministérios por meio de projetos. Os gestores vem apontando necessidade de ampliação nos atendimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social e habitação, além de segurança, com a vinda de milhares de pessoas.



 
Ele afirmou que "o governo federal estará investindo mais de R$ 25 bilhões na construção de usinas. Nós, como nossos produtores, que representamos 30% da produção de grão desse país, também seremos exportadores de energia para mais de 10 milhões de famílias brasileiras. Em relação à reivindicação que estamos entregando, todos os projetos estão em vários ministérios". 



 
Conforme Só Notícias já informou, estão autorizadas construções de 5 usinas para ampliar o fornecimento de energia elétrica para alguns Estados. A Usina de Colíder, em construção, tem previsão para entrar em funcionamento em 2015 e gerar 342 megawats de energia. 



 
A Usina Hidrelétrica Sinop ficará a 70 quilômetros da cidade, gerará 460 MW em uma área de 33,7 mil hectares com impactos nos municípios de Claudia, Sorriso, Ipiranga do Norte e Itaúba. A previsão de investimento é R$ 2 bilhões. Ela foi arrematada em leilão mas ainda há discussão de sua validade, já que uma das empresas que forma o consórcio teria manifestado interesse de deixar o grupo.



 
A Usina Foz do Apiacás também tem previsão para entrar em funcionamento em 2015 e deverá gerar 275MW. Já a Usina Magessi irá gerar 53 MW. A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída entre Paranaíta no Mato Grosso e Jacaraenga no Pará, será a maior do complexo, com capacidade instalada de 1.820 megawatts (MW) de potência.



 
A ministra participou em Sinop, na quinta-feira (26), do lançamento oficialmente do plantio da safra de soja na safra 13/14. Além dela estiveram presentes o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, o governador Silval Barbosa (PMDB), deputado federal Nilson Leitão (PSDB), entre outras autoridades.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8319/visualizar/