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Internacional
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 00:56

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Saber fazer pastel não significa saber vendê-lo. E saber vender não quer dizer que se domine a gestão do negócio de vendas de pastel. O exemplo vale para qualquer produto em um novo negócio de vendas. Por isso, é importante realizar uma pesquisa de mercado antes de se aventurar em uma empreitada.

“Em vendas, você deve lembrar que será responsável por todo o processo: compra, estoque, gestão e, mais importante, terá de lidar com pessoas, ou seja, com o atendimento ao cliente”, alerta Adriano Gomes, professor de Finanças no Curso de Administração da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. 

A seguir, você verá algumas dicas do especialista para realizar sua pesquisa de mercado:

1. Antes de iniciar a pesquisa, pergunte-se como irá ganhar dinheiro no negócio que almeja;

2. Busque informações sobre custos do produto e da estrutura que terá que utilizar para dimensionar seus ganhos. Se souber esse número, conseguirá ter o volume mínimo que deve vender para compensar o investimento;

3. Estude se o negócio conseguirá cobrir custos e necessidades de sua vida pessoal e quanto precisará vender para que isso aconteça. A partir dos números, você terá uma visão mais realista;

4. Faça o chamado benchmarking: fale com quem já trabalha no mercado para conhecer as vantagens e exigências do negócio;

5. Fique atento a produtos sazonais (que vendem em certos períodos do ano), itens diferenciados para homens e mulheres e fenômenos de moda;

6.
Teste seus produtos com outras pessoas, evitando parentes e amigos. Peça para que elas comparem seu produto com outros do gênero, criticando e dando sugestões;

7. Evite afobação na hora de escolher o que vai vender. Analise os resultados de todas as etapas anteriores da pesquisa antes de se decidir pelo seu negócio.





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