Em partida atrasada em 15min por falta de energia elétrica em São Januário, o Vasco bateu o Atlético-PR de virada, por 2 a 1, neste sábado, alcançou a quinta colocação provisória e tornou ainda mais desesperadora a situação do time comandado por Renato Gaúcho. Alecsandro foi o grande destaque do jogo, marcando dois gols, enquanto Kléberson foi o autor do único da equipe rubro-negra.
Em dez jogos, os paranaenses ainda não venceram uma partida e somam apenas dois pontos, segurando a lanterna e ostentando a indigna marca de pior início de campeonato na história do sistema de pontos corridos, implantado em 2003.
O Vasco, já classificado para a próxima Libertadores por ter conquistado o título da Copa do Brasil, subiu ao gramado com um uniforme todo preto e conseguiu vencer a segunda partida consecutiva em casa. O clube comandado por Ricardo Gomes termina a noite na quinta colocação, com 17 pontos.
O jogo
A partida começou com 15min de atraso, por falta de energia elétrica em São Januário. Assim que a bola rolou, logo aos 9min, o placar foi aberto com Kléberson, que recebeu passe de Madson na pequena área e marcou para os visitantes.
O Vasco errava muitos passes e não conseguia levar perigo ao adversário. A desorganização tática irritava a torcida, frente a um recuado Atlético-PR.
Sem bons lances ofensivos para ambos os lados, o jogo reservou um momento preocupante aos 33min, quando Manoel e Dedé se chocaram de cabeça, com o vascaíno levando a pior e tendo que sair de maca do gramado.
Minutos depois Dedé voltou e o panorama do jogo seguia o mesmo. Mesmo jogando mal, o Vasco conseguiu empatar no último lance da etapa inicial: aos 47min, Allan fez boa jogada pela direita e tocou para Éder Luís na área. O atacante chutou forte, Renan Rocha espalmou para o meio e Alecsandro empatou a partida.
A etapa complementar começou mais movimentada. Aos 2min, Juninho Pernambuano chutou com perigo no canto esquerdo, obrigando Renan Rocha a fazer boa defesa. Aos 18min, o Atlético-PR respondeu em chute de Madson, que conseguiu tirar do goleiro e tocou rente a trave esquerda.
O jogo era franco. Aos 23min, Madson tabelou com Marcinho e, sem marcação, chutou forte. Fernando Prass salvou o Vasco.
Dois minutos depois, Juninho Pernambucano cobrou falta pela direita, Alecsandro apareceu sozinho e desviou rente a trave esquerda, desperdiçando grande chance.
Na tentativa seguinte, aos 27min, Alecsandro fez o seu segundo no jogo e virou para os cariocas: Éder Luís alçou bola da direita, o camisa 9 subiu sozinho e cabeceou se antecipando a zaga.
O Atlético-PR ainda tentou buscar o empate, mas o abatimento dos jogadores ficou evidente e os vascaínos não tiveram grandes dificuldades para segurar o resultado.
Na próxima rodada, o Atlético-PR volta a enfrentar um carioca, na Arena da Baixada, no dia 23, às 18h30 (de Brasília), contra o Botafogo . Já o Vasco, no dia 24, às 16h, mede forças fora de casa com o Atlético-MG.
FICHA TÉCNICA
Vasco 2x1 Atlético--PR
Gols
Vasco: Alecsandro, aos 47min do primeiro tempo e aos 25min do segundo tempo
Atlético-PR: Kléberson, aos 9min do primeiro tempo
Vasco: Fernando Prass, Allan (Jumar), Dedé (Douglas), Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Bernardo (Diego Souza); Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes
Atlético-PR: Renan Rocha, Wagner Diniz, Manoel, Fabrício e Paulinho; Deivid, Cleber Santana, Kléberson e Madson (Guerrón); Robston (Branquinho) e Santiago García (Marcinho). Técnico: Renato Gaúcho
Cartões amarelos
Vasco: Felipe e Dedé
Atlético-PR: Santiago Garcia, Wagner Diniz e Madson
Árbitro
Alício Pena Júnior (MG)
Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Comentários