Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 29 de Setembro de 2013 às 22:04

    Imprimir


Exonerado em abril do posto que ocupou por 20 anos, o biólogo José Augusto Ferraz de Lima, ex-chefe do Parque Nacional do Pantanal, critica o posicionamento adotado pela nova coordenação do ICMBio em relação às unidades estabelecidas na região. 



"Houve um retrocesso imenso, com grande dificuldade de recuperação e que, embora não pareça no curto prazo, vai prejudicar justamente os ribeirinhos", avaliou. 



Segundo ele, as famílias que vivem na Barra do São Lourenço não se encaixam na definição de uma comunidade tradicional. "Aquela é uma comunidade pesqueira, que vive exclusivamente da pesca e não exerce nenhuma outra atividade". 



Ferraz de Lima lembrou que, durante sua gestão, foi firmado um "acordo de pesca" para estabelecer as regras de convívio entre os moradores e as unidades. No cenário atual, porém, ele diz não acreditar na possibilidade de reabertura dessa discussão. 



"Como é que você vai fechar um acordo para dar autoridade a quem foi lá e, por conta própria, se desautorizou?", critica. 



O coordenador do ICMBio, Fernando Xavier, se diz favorável a um novo acordo de pesca. Ele atribuiu a exoneração do antigo chefe à "necessidade de renovação". "Ele [Ferraz de Lima] cumpriu um papel relevante, mas era preciso mudar." (RV) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8334/visualizar/