Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Julho de 2011 às 17:15

    Imprimir


Dono de loja de penhores se transforma em assassino para vingar a morte da vizinha. Após 13 anos presa, mulher traída quer se vingar do namorado, por quem cumpriu pena. Ao desobedecer à máfia, um criminoso foge da morte e se vinga do ex-chefe.

No cinema coreano, vingança é um prato que se come quente, com muito sangue e choro. Um dos motivos mais recorrentes no cinema coreano contemporâneo é tema da mostra "Coreia, Cinema Explosivo", com 21 filmes até o fim do mês no CCSP (Centro Cultural São Paulo).

Com uma cinematografia marcada, em geral, pelo melodrama e pela exploração do cinema de gênero, a Coreia é celeiro de alguns dos blockbusters mais bem-sucedidos do mundo, que faturam muito localmente (47% dos exibidos são nacionais) e têm boa taxa de exportação para os vizinhos asiáticos.

Galã do cinema coreano, Won Bin é o dono da loja de penhores em "Vingança sem Nome", espécie de "Tropa de Elite 2" de 2010 na Coreia (foi visto por mais de 6 milhões de pessoas, num país de 50 milhões de habitantes).

O argumento e os diálogos não são especialmente bons, mas sua eficiência está no desenho das cenas de ação. Os movimentos contidos do duelo final (mas com câmera subjetiva e sangue espirrado na tela) já é considerado uma das melhores sequências de luta de facas já feitas.

Won Bin também protagoniza "Mother" (2009), outro destaque, ainda que não inédito, e o melhor e mais recente filme de Bong Joon-ho, o mesmo de "O Hospedeiro". Ponto alto da mostra é também "Além dos Anos" (2007), centésimo e mais novo filme do veterano Im Kwon-taek.

Outros blockbusters de 2010 inéditos no Brasil que serão exibidos são "Best-Seller" e "Meu Querido Inimigo" --este protagonizado por Jeon Do-yeon (melhor atriz em Cannes pelo ótimo "Secret Sunshine", de 2007, de Lee Chang-dong), também na mostra com "Final Feliz".

A parte mais pop da seleção é a trilogia da vingança de Park Chan-wook, que inclui "Old Boy" (de 2003, que será refilmado por Spike Lee). Também será exibido seu melhor filme: "Sede de Sangue" (2009), sobre um padre que vira vampiro.

Uma retrospectiva quase completa de Kim Ji-woon vai apresentar, entre outros, "O Bom, o Mau e o Bizarro" (2008), sua versão muito particular do "western spaghetti" "Três Homens em Conflito": o oeste é na Manchúria.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83373/visualizar/