Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Julho de 2011 às 15:23

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu neste sábado uma solução rápida para a divisão da ilha mediterrânea de Chipre.

"Acreditamos que o status quo no Chipre não beneficia ninguém", afirmou Hillary durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado do ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, em Istambul.

"Queremos uma federação com duas comunidades e duas zonas, e queremos o quanto antes", acrescentou.

A ilha está dividida desde 20 de julho de 1974, quando a Turquia invadiu o norte do Chipre em resposta a um golpe de Estado aplicado por nacionalistas greco-cipriotas apoiados pela Junta dos Coronéis no poder em Atenas, cujo objetivo era anexar a ilha à Grécia.

A República do Chipre conta com o reconhecimento internacional, mas a autoproclamada República Turca do Chipre do Norte (RTCN) é reconhecida por Ancara.

Desde setembro de 2008 são realizadas negociações de paz entre líderes das comunidades turca e grega da ilha, mas não houve resultados até agora. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a ambas as partes que cheguem a um acordo antes de outubro.

Davutoglu levantou o tom esta semana e advertiu que a questão cipriota deve ser resolvida antes que o Chipre assuma a Presidência interina da União Europeia (UE), em julho de 2012, ou, caso contrário, haverá um bloqueio das relações Turquia-UE.

"Se a administração greco-cipriota atrasar as negociações e chegar sozinha à Presidência (...) não só significará uma ausência de solução para a ilha, como também que as relações entre Turquia e UE chegam a um ponto morto", afirmou na quarta-feira.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83385/visualizar/