Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Julho de 2011 às 10:43

    Imprimir


Dois ataques a bomba contra peregrinos xiitas deixaram ao menos cinco mortos neste sábado, na cidade santa xiita de Karbala, ao sul de Bagdá.

Uma bomba escondida em um rickshaw, um triciclo muito utilizado no país, matou ao menos dois peregrinos e feriu outros 26, segundo fontes de segurança iraquianas.

A polícia disse que a bomba explodiu na manhã deste sábado, enquanto o motorista do veículo aguardava passageiros perto de Karbala.

Uma segunda bomba, colocada em um carro da polícia, explodiu neste sábado em Karbala, matando ao menos três pessoas e ferindo outras 15.

As vítimas eram peregrinos a caminho do festival xiita anual de Shabaniyah, em Karbala. O festival religioso celebra o nascimento de Mohammed al-Mahdi, o 12º imame, que desapareceu no século 9.

Os xiitas, maioria no Iraque, foram duramente reprimidos e seus ritos foram banidos durante os anos da ditadura Saddam Hussein. Desde sua queda, as peregrinações anuais se tornaram uma demonstração da força desta população.

Os dois ataques acontecem um dia depois que dois peregrinos xiitas morrerem e outros 15 ficaram feridos pelas explosões consecutivas de dois carros-bomba em uma garagem no acesso norte de Karbala, nas proximidades do mausoléu do imame Aun bin Abdullah.

Embora a violência tenha caído significativamente desde o ápice do conflito sectário entre 2006 e 2007, ataques armados e a bomba ocorrem quase diariamente --frequentemente contra a polícia e o Exército iraquiano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83421/visualizar/