Trânsito de Cuiabá mudará em 60 dias
A Prefeitura de Cuiabá tem 60 dias para implantar mudanças no trânsito e aumentar a fiscalização da Praça Eurico Gaspar Dutra, conhecia como "Popular". O prazo está estipulado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi firmado com o Ministério Público Estadual (MPE). O local tem vários bares e restaurantes, sendo que nos horários de funcionamento o tráfego fica praticamente parado. Além do grande fluxo de carros, o espaço é tomado por motoristas que estacionam em locais proibidos e até mesmo sobre a área de passeio da praça. Eles aproveitam-se da falta de fiscalização para cometer infrações.
O taxista Benedito de Arruda, 54, diz que os agentes de trânsito e a Polícia Militar (PM) fazem "vistas grossas" para as irregularidades. As pessoas chegam ao local para se divertir e não querem pagar o estacionamento. Então, elas optam pelo serviço dos "flanelinhas", que indicam qualquer ponto, sem nenhum critério.
Ele acredita que o sentido do tráfego no entorno da praça deveria mudar. Conforme Arruda, tudo deveria ficar como estava antes. O taxista conta que as mudanças que aconteceram até hoje tinham o objetivo de favorecer o comércio e não à população.
A vendedor Milton de Abreu, 57, é mais radical. Ele defende que as ruas deveriam ser bloqueadas e serem substituídas por um calçadão. Assim, acabaria o problema.
No TAC, existe ainda a obrigação da Prefeitura em fazer a coleta permanente de lixo e também limpeza urbana.
Moradores denunciam que o lixo produzido pelos restaurantes fica acumulado e acaba gerando mau cheiro.
Outro ponto citado no documento é ocupação irregular das calçadas. O órgão responsável pelo Desenvolvimento Urbano deverá multar os comerciantes que colocam mesas fora do espaço do imóvel.
Comentários