O governo estuda medidas de intervenção na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), que registra elevadas taxas de criminalidade. A informação foi dada pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, que participou nesta quinta-feira de uma reunião com governadores do Centro-Oeste, no Palácio do Planalto, para discutir a reforma tributária. A Ride-DF, que abrange 23 municípios do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, foi criada em 1998 para facilitar a administração da região.
Segundo Queiroz, a presidente Dilma Rousseff e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estão atentas ao problema. "Vamos incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) uma ação mais objetiva no que diz respeito ao desenvolvimento humano da região", defendeu.
Esse tipo de intervenção se faz necessária, disse o governador, porque a violência é consequência de problemas sociais graves, como falta de transportes públicos e de assistência à saúde. Ele afirmou também que Dilma Rousseff é sensível ao tema. "É área territorial de Goiás, mas diz respeito ao Distrito Federal também, porque recebe toda a demanda. Tem que ser uma ação conjunta."
Comentários