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Quinta - 14 de Julho de 2011 às 14:52
Por: Honéia Vaz

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A partir da primeira reunião realizada pela Prefeitura de Cuiabá, neste último 13, para discutir flexibilidade nos horários de trabalho por causa das obras da Copa 2014, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, João Bosco Linhares Nunes, anunciou que a Entidade está avaliando a possibilidade de estabelecimentos comerciais possa abrir em horários diferentes, de acordo com o segmento em que atua, e maior ou menor movimento de consumidores.

“A localização de cada estabelecimento e a circulação de pessoas em determinadas horas e naquela localidade também serão analisadas”, informa ele, explicando que a CDL sediará as discussões da comissão “Indústria e Comércio”, conforme solicitado pelo executivo municipal. “O comércio poderia funcionar das 9 às 19 horas. As lojas de produtos agropecuários e materiais de construção poderiam abrir mais cedo, das 7 às 17 horas, já que são setores bem procurados em Cuiabá”, exemplificou ele, adiantando que, no entanto, as previsões e propostas serão discutidas com os lojistas.

A Prefeitura coloca que os horários de pico são das 7h às 8h30 (manhã) e das 17h às 19h30 (período vespertino). De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Edivá Alves, “a previsão é de começo de muitas obras ao mesmo tempo, em setembro”. Nesta reunião já se obteve sugestões interessantes. Mas, com o objetivo de ampliar a discussão, foram criadas 3 subcomissões de representantes dos setores, para que estas busquem o consenso com os segmentos e voltem a se reunir com integrantes do poder público da capital no prazo de dez dias, visando a proposta final de  escalonamento de horários. 

Edivá explicou que parte dos problemas que geram a imobilidade na capital está na frota de veículos acima do acessível para estrutura viária da cidade, a circulação de veículos pesados na região central, e falta de ligação entre os bairros, “em primeiro momento vamos discutir a flexibilidade nos horários, caso isso não resolva, teremos que partir para o rodízio de veículos, que acho injusto, pois favorece a minoria, as pessoas acabam comprando mais carros”.   

O engenheiro da Agecopa, Rafael Detoni apresentou as principais obras para a Copa de 2014, explicando como a execução afetaria o trânsito. “No lugar de rodízio de veículos, a melhor alternativa seria a flexibilidade nos horários”, argumentou, apontando que o rodízio de carros será a última opção.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso-TJ/MT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, se posicionou a favor da flexibilidade. “Qualquer mudança que venha para melhorar, estaremos dispostos a se adequar ao horário de funcionamento determinado, iremos trabalhar em conjunto”.






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