Cuiabá tem só 21 agentes de segurança
Com uma população estimada em 550 mil habitantes, Cuiabá conta hoje com apenas 21 agentes municipais de segurança. Ontem, a categoria esteve na Câmara para reivindicar melhores condições de trabalho, regulamentação da função e a realização de concurso público.
De acordo com o agente Héliton Jânio Gomes, para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, na capital, a Fifa exige um quadro de 150 guardas municipais até 2013. “Já é um número baixo, mas é a exigência mínima e até agora nada”, disse.
Com a regulamentação, a categoria espera a transposição da atual nomenclatura “agente” para “guarda” e da contratação sob o regime celetista (CLT) para o estatutário, que garante vantagens como estabilidade e reajuste anual.
Hoje, segundo ele, o agente ganha R$ 747. “A situação é crítica. Além do baixo salário, corremos risco de vida. Precisamos urgentemente da regulamentação da categoria, já que trabalhamos como guardas municipais e não como agentes”, argumentou.
Fora isso, os agentes não contam com estrutura mínima para atender a população. “Quando fomos aprovados no concurso público da prefeitura de Cuiabá, infelizmente não houve um treinamento adequado e após três anos, ainda não possuímos os armamentos básicos de segurança. Não temos sede própria, telefones ou internet para fazermos a comunicação necessária com a comunidade”, afirmou.
Comentários