Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 13 de Julho de 2011 às 07:22

    Imprimir


O vereador democrata Valdey Souto Cardoso, o Deca, apresentou indicação no plenário da Câmara Municipal de Nortelândia, em que conclama o Poder Executivo Municipal a criar um projeto de reflorestamento em toda a extensão das margens do Rio Santana, com o plantio de arvores ordenado, restabelecendo o meio ambiente na localidade.

De acordo com ele, a propositura legislativa visa atender os anseios dos turistas e população em geral que reclamam insistentemente da ausência de sombras e purificação do ar em toda a extensão do Rio Santana. Além disso, outra função importante da arborização é sua contribuição como corredor ecológico, interligando as áreas livres vegetadas naquela área, onde em certas ocasiões, as árvores que ali serão plantadas irão propiciar o contato direto dos turistas com um elemento natural
significativo.

“Considerando todos os seus benefícios, de forma que a arborização é essencial na composição do verde urbano, desempenhando importante papel na manutenção da qualidade ambiental da nossa cidade e, portanto, da qualidade de vida dos cidadãos” defendeu Deca.

É de autoria dele também, indicação para que o Executivo interceda junto ao Ministério do Meio Ambiente, ou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente-(SEMA-MT), objetivando firmar convênios no sentido de realizar estudos técnicos ambientais para a revitalização e recuperação das margens e áreas degradadas de toda a extensão do Rio Santana, principalmente no trecho que corta o perímetro urbano da nossa Cidade.

Valdey Souto, disse ser perceptível que as águas naturais do Rio Santana a cada ano que se passa está perdendo o seu volume devido ao assoreamento, com acúmulo de areia, solo depreendido de erosões e outros materiais levados até o rio seja pela chuva ou vento. Segundo ele, quando isso ocorre, cabe às matas ciliares servirem de filtro para que este material não se deposite sob a água.
‘Quando as matas são indevidamente removidas, rios e lagos perdem sua proteção natural e ficam sujeitos ao assoreamento, e ao desbarrancamento de suas margens, o que agrava ainda mais o problema” frisou o parlamentar.

O vereador informou ainda, que o assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz dificultando a fotossíntese e impedindo renovação do oxigênio para algas e peixes, conduzindo rios e lagos ao desaparecimento. “É o que se percebe nos dias de hoje como está o nosso Rio Santana, e que pode ficar pior ao longo dos anos se não tomarmos nenhuma providência urgente” alertou Deca.

Outra matéria apresentada pelo democrata se trata da necessidade de o setor responsável, promover reparos em toda a iluminação pública na praça que fica localizada na Vila Trânsito Duarte, com trocas de lâmpadas queimadas, reles danificados e colocação de um poste, com o fim especial de melhorar a iluminação pública daquela comunidade, uma vez que existem luminárias que estão queimadas e sem iluminação, causando desconforto aos moradores que residem naquela vila, visto que pessoas mal intencionadas se aproveitam da escuridão para praticar vandalismo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83869/visualizar/