Gaddafi está pronto para deixar o poder, diz França
A França disse que está em contato com emissários de Muammar Gaddafi que dizem que o ditador está pronto para deixar o poder.
"Emissários nos dizem que Gaddafi está pronto para sair, vamos conversar sobre isso", disse o ministro das Relações Exteriores, Alain Juppe, sem revelar quem eram os emissários. "A questão não é mais de Gaddafi vai sair, mas quando e como", disse Juppe.
"Há contatos, mas não uma negociação propriamente dita."
A intervenção militar da Otan na Líbia já dura meses, agora, o objetivo é encontrar uma solução política.
"Todos estão em contato com todos. O regime líbio envia mensagens para todos os lugares, para a Turquia, Nova York, Paris", afirmou Juppe.
Ainda não ESTÁ claro se as informações dos emissários são confiáveis.
Observadores alertam que é preciso ser cuidadoso sobre o que os membros do governo dizem. Em abril, oficiais afirmaram que estavam preparando uma nova Constituição e uma ampla reforma política, mas os detalhes eram vagos e não faziam menção ao papel que Gaddafi teria.
A Líbia vive uma guerra civil desde fevereiro, quando milhares de pessoas, inspiradas pelas revoluções nos vizinhos Egito e Tunísia, iniciaram uma revolta contra os 41 anos do regime de Gaddafi.
Essa rebelião se tornou a mais sangrenta da "Primavera Árabe" - os levantes populares que se espalharam pela região.
Gaddafi se mantém no poder, apesar dos ataques dos rebeldes e bombardeios aéreos da Otan, sanções econômicas e deserções de destacados integrantes de seu governo.
Comentários