Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Julho de 2011 às 08:54
Por: HUMBERTO FREDERICO

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) retorna hoje a Mato Grosso com o objetivo principal de garantir a manutenção de um mato-grossense no alto escalão do Ministério dos Transportes. O peemedebista foi pego de surpresa quando estava na Rússia, com o afastamento do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) Luiz Antonio Pagot (PR), por suspeitas de corrupção no órgão.

O senador Blairo Maggi (PR) foi indicado pelos republicanos para assumir o Ministério dos Transportes, mas ontem se recusou a assumir a Pasta e a presidente Dilma Rousseff anunciou Paulo Passos no Transportes.

A partir de amanhã o próprio Silval deverá entrar em negociação com Maggi e com a própria presidente Dilma Rousseff, conforme os aliados do governador já adiantaram, para tentar convencer a União de que Mato Grosso tem o direito de indicar o nome do substituto de Pagot, que exercia um cargo com status de ministro.

Hoje o ex-diretor do Dnit vai se apresentar ao Senado Federal para prestar informações. As declarações de Pagot geram muita expectativa na oposição, que acreditam na possibilidade dele revelar todo o suposto esquema de corrupção dentro do Ministério dos Transportes.

O governo do Estado considera como positiva a viagem de 15 dias de Silval para a Rússia e China. Na Rússia, o governador adquiriu 10 radares móveis de proteção de fronteira, pelo valor de R$ 14 milhões. O contrato, fechado com a empresa russa Gorizont, tornou-se a primeira negociação fechada entre um governo estadual brasileiro e um grupo russo do setor de alta tecnologia.

Em seguida, a comitiva mato-grossense embarcou para a China, onde conversou com empresários chineses interessados em investir na ferrovia que liga Nova Mutum a Santarém (PA). Os chineses são responsáveis por mais de 90 mil quilômetros da ferrovia na China.

Desde o início do segundo mandato, em seis meses, esta é terceira viagem internacional que o governador faz, visitando, no total, cinco países.

Em março deste ano Silval foi aos Estados Unidos participar do Fórum de Líderes do Governo da América Latina. Em abril, esteve em Portugal e na Inglaterra. Na cidade do Porto, em Portugal, conheceu o sistema de transporte VLT e, em Londres, tratou da renegociação da dívida do Estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84000/visualizar/